Re: HD de 13GB vs Debian 2.2

On Fri, 01 Dec 2000, Cesar Cardoso wrote:

> Primeiro, passei a sua mensagem para a debian-user-portuguese.

Coisa estranha. Sugiro tentar o seguinte:
  1. bootar com o boot-floopies maior (NAO o compact nem o IDE-PCI)
  2. Alt+F2 pra ir pro console com shell
  3. dd if=/dev/zero of=/dev/hda  [CUIDADO: ISSO ***APAGA*** o HD **INTEIRO**]
  4. cfdisk -z /dev/hda

Veja se o cfdisk esta' detectando o tamanho do disco certo. Voce ajustou o
BIOS direito? Discos acima de 8GB dao pau em algumas BIOS, por exemplo
(nesse caso nao vou poder te ajudar, mas se voce der uma busca pela rede
acho que vai achar alguma solucao).

Qual a geometria *correta* do disco (hdparm -I mostra, e muitas vezes voce
acha ela escrita no corpo do HD)?

O kernel esta' cuspindo mensagens de erro de acesso ao HD? Quais?

O kernel detecta a geometria do disco corretamente durante o boot (use dmesg
pra ver)? Qual?  Qual a geometria que hdparm -i enxerga?

O kernel achou algum software maluco de remapeamento de disco? Voce ve isso
na linha que o kernel lista as particoes, no boot (dmesg). Algo do tipo
"hda: [PTBL] hda1 hda2 ..." ou "hda: " se nao tiver particao nenhuma.

Voce esta' usando o HD so' para Linux, ou coisas nojentas vindas das
profundezas de Redmond (i.e.: lixo da Microsoft[tm](R)(C)) estao tendo a
oportunidade de esculhambar a tabela de particao?

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond