Re: Termcap

On Fri, 24 Nov 2000, Guilherme koerich Lima wrote:

> Bom, se alguem puder me ajudar ou com algo sobre o termcap (ja que
> gostaria de saber como ele realmente funciona) ficaria muito grato.

o termcap é um arquivo ASCII que lista as capacidades dos muitos
diferentes tipos de terminais. Os programas lêem esta base de dados para
encontrar os códigos de escape necessários para controlar os atributos
visuais do terminal que está sendo utilizado pelo usuário. O índice da
base de dados termcap é definido pelo valor da variável de ambiente TERM
que é lida pelos programas.

normalmente, quando você tenta executar programas de console outros
Unices através de uma conexão ssh/telnet, acontece este problema já que
estes unices desconhecem o terminal do tipo 'linux'.

veja mais em termcap(5)

você pode contornar o seu problema verificando que tipo de terminal o
BitchX espera encontrar (vt100, vt102, etc) e setando o seu terminal
para este tipo. (obviamente, se o linux suportar este terminal!)

$ export TERM=vt100

rode novamente o programa e veja o que acontece.

[]s,
Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"
http://curiango.ipen.br/~mario                 Prov. 19.21