Re: Star Office no potato

Hélio Alexandre Lopes Loureiro wrote:

>         Neste ponto não vejo porque não instalar abaixo da hierarquia do
> "/usr/local".  Os BSDs todos usam esta hierarquia para programas que não
> fazem parte da distribuição (via ports).  Talvez o "/usr/share" fosse mais
> coerente para utilizar numa rede com servidor via nfs (ou ldap), mas até
> que as distribuições parem de fazer uso do "/usr/lib", acho que não tem
> problema usar o "/usr/local".

	Eu já tenho uma outra opinião diferente das duas acima. Eu acho que o
/usr/local serve mais para pequenas aplicações onde você só precisa
colocar um executável (/usr/local/bin) e alguma lib (/usr/local/lib).
Para aplicações maiores eu prefiro usar /opt, pois assim eu tenho um
controle maior do que não faz parte do meu sistema "original" e isso
facilita o backup para uma futura reinstalação do sistema. Se eu
precisar reinstalar o debian eu simplesmente faço um backup do /opt e do
/etc (e é óbvio, do /home). Já as outros diretórios eu sei que vão ser
recuperados com a instalação dos pacotes que vem com a distribuição e
que não foram alterados por mim.

	Só mais uma coisa, se eu entendi direito, o /usr/share é para ser
compartilhada com computadores de diferentes arquiteturas, ou seja, não
podemos colocar lá nenhum binário ou biblioteca específica de alguma
arquitetura. Se prestarmos atenção, vemos que lá tem documentação, man
pages, imagens e um monte de outras coisas que funcionam em qualquer
arquitetura. Resumindo, não me parece ser uma boa idéia fazer a
instalação de um programa em /usr/share para ser compartilhado por uma
rede heterogênea.

	[]'s