Gnu/Hurd e Suse

Me matem duas curiosidades:
1 - quais as diferenças desse Gnu/Hurd sobre o qual vi em alguns sites menções e um dos entrevistados do .BR citou. Sei que ele é uma alternativa ao kernel linux, mas só isso.
2 - não sei em que evento sobre o Linux que o Richard Stallman não assinou um manual da SuSe. Trata-se de um protesto contra todas as distribuições comerciais do Linux ou somente em relação à SuSe?
Sei que não são questões técnicas, mas são curiosidades que tenho e que creio serem pertinentes à lista.
Obrigado a todos,
Abraços,
Thiago Volpi Ramos.