Re: rdsi (isdn)

On Fri, 08 Sep 2000, Christoph Simon wrote:
> RDSI não da diretamente 128kbs; tem três canais, dois chamados B e um
[...]
> telefônica. Teve RDSI faz anos e então não ofereciam isso; mas não
> sei o que fazem hoje.

Oferecem os dois canais. Se você usar um só (64kb/s), você paga uma ligação
telefônica normal. Se você usar os dois (128kb/s), você paga o dobro de uma
ligação normal.

> etc. Ainda precisamos de alguma coisa para (a) fazer ligações
> telefônicas e (b) que o computador possa digerir a informação. Para (a)

A NT fornecida pela telefônica já possui o modem digital acoplado (segundo
informações do site deles), não sei se a saída é um RJ45 ethernet, ou se é
serial.

> Nota que RDSI é uma conexão dialup. Além dos custos de instalação e os
> custos do provedor de Internet, o assinante vai pagar impulsos.

Em comparação direta (falei ontem com um amigo em Campinas que pesquisou o
assunto), DSL sai mais barato se você usa muito, sem falar que é mais rápido
(no caso do Speedy). Se sua conta telefônica já é alta (passa duns 300
impulsos sempre :-) ), vá pra DSL.

> volta. No caso de vírtua não lembro a primeira letra do protocolo, mas
> é outro, e segundo saiba eu, as velocidades de ida e volta são

Provavelmente SDSL.

> iguais. Em teoria permite atuar como um servidor Internet, se não for
> por algumas coisas que fazem os provedores, (supostamente em nome da
> Anatel). A telefônica filtra pacotes entrantes em determinados portos
> (20, 21, 25, 80, 139, ...) e a Net troca o IP do assinante cada 48
> horas.

Argh.  Eu vou dar uma olhada na anatel pra ver por que eles querem regular
quem é provedor de informação, e quem é que está ganhando $$$ nisso (fora os
ISPs, óbviamente).

> maior. Em realidade nenhum dos dois garantem digamos 256kbs, mas

Bom, a Speedy diz que garante 256kb/s mínimo, mas a verdade é que
dificilmente alguém consegue mais que uns 7kb/s pra sites no exterior (tá,
já vi até 60kb/s em horários de pouco tráfego na RNP, mas isso não é regra e
a rede comercial costuma ser mais lenta).  Em casa, eu consigo muito de vez
em quando uns 25kb/s pelo meu provedor comercial (ligação via rádio sincrono
2Mbit/s para o condomínio inteiro).

> eliminar problemas com modens convencionais. Caso que se decida por
> DSL, eu daria uma certa vantagem ao vírtua.

É bom lembrar que ainda tem o preço do ISP em cima do preço do DSL e do
RDSI. Se você mora em condomínio, e tem disposição para tal, eu sugiro
procurar um plano de acesso para condomínios, sai mais barato.

Só conhecia o Speedy. Vou dar uma olhada no Vírtua.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond