Re: PLIP

Realmente o suporte a porta paralela mudou muito (para melhor) do kernel
2.0.xx para o 2.2.xx. A configuração do plip ficou um pouco mais
trabalhosa por este
motivo.

Com o suporte plip compilado como módulo no kernel, carregue o módulo
parport_pc com os parâmetros da porta paralela que será usada:

modprobe parport_pc io=0x378 irq=7 (para lpt1)

carregue o módulo plip:

insmod plip (é importante usar o insmod, depois da migração para o
kernel 2.2.xx o
modprobe causava problemas)

configure o endereço de usa interface plip como uma interface de rede
qualquer. O endereço do dispositivo depende de seu sistema, em alguns
computadores entra como plip0, outros como plip1, se tiver errado vai
aparecer uma mensagem de erro.

ifconfig plip0 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0 broadcast 192.168.0.255

Lembre-se que uma interface PLIP é uma conexão ponto-a-ponto entre dois
computadores e não é necessário especificar "pointtopoint" como era
feito no kernel 2.0.36. Um endereço IP pode ser usado por mais de uma
interface de rede em seu computador, assim se tiver uma placa de rede
ethernet e a plip, ambos podem ter o endereço 192.168.1.1.

O kernel 2.2.14 e 2.2.15 apresentam uma diferença na próxima etapa: as
rotas de rede. Por padrão o kernel 2.2.15 ajusta automáticamente uma
rota para a rede da interface plip (confira usando o route), enquanto o
2.2.14 não faz isto. Em ambos os casos, basta você digitar o comando:

route add -host "IP_plip_do_outro_computador" plip0

Teste a conexão com "ping IP_plip_do_outro_computador" e ele deverá
responder.
A rede plip do kernel 2.2.14/15 e 2.0.xx são compatíveis.

Luis Augusto Coutinho Sauerbronn wrote:

>         Saudacoes!
>
>         Estou tendo problemas em conectar, via PLIP, meu Laptop com meu
> micro desktop(ambos usando POTATO). Consegui conectar o Laptop em um outro
> micro desktop pertencente a um amigo, a conexao funcionou normalmente, mas
> ele usava SLINK e o Laptop estava com a Corel Linux.
>         As duas interfaces de rede estao "no ar" porem uma nao responde a
> outra, embora o IPTRAF indique trafego de dados na interface de ambas as
> maquinas....
>         Eu teria que fazer algo mais alem de instalar o modulo plip
> [...]

Gleyson Mazioli da Silva
gleydson@escelsanet.com.br
gleydson@linuxbr.com.br