Re: GTK (Re: Imposto de Renda no Wine)

Desculpe a demora para responder, mas estive meio ocupado com algum
problemas.

On Fri, 24 Mar 2000, Debian Linux User wrote:

> 	Olha, as 3 linguagens mais portáveis que eu conheço: C (e C++), java e
> perl.

  Concordo, porém, nem sempre o programa que se quer portar é feito em
alguma destas linguagens, além do que, sendo uma linguagem limitada, perl
não poderia ser a nossa opção para um programa como o da receita. Além
disso, o perl do Win32 e do Mac tem alguns problemas de compatibilidade.
Al"em disso o C tem problemas de portabilidade também, alguns graves e que
são de difíceis de serem detectadas por um programador inexperiente na
linguagem e/ou em portagem de programas entre plataformas diferentes.

> 	A Qt, para uso comercial, custa mais de 2000 dólares. Não curto muito
> isso... Mas dependendo da aplicação...

  Este não seria obrigatoriamente o problema. Qualquer que seja o pacote
que eles compraram para fazer a versão windows, não deve ter saído por
menos de 1000 reais. Além disso, estava apenas citando mais uma opção

> 	A Borland tinha dito que dentro de 6 meses saia, isso foi quando eles
> lançaram o JBuilder pra linux.

  Esperemos que eles não sigam a forma microsoft de ser ...

> 	Eu comecei a programar em VB (não conhecia unix). Vivo dizendo e o
> pessoal acha que é piada, mas é a mais pura verdade: VB NÃO É LINGUAGEM
> DE PROGRAMAÇÃO!!! É UM PRODUTO DA MICROSOFT, ASSIM COMO O DIRECTOR DA
> MACROMEDIA!!! Eu não aceito soluções em VB e isso é um fato. Quem sai
> perdendo é quem compra a aplicação, que está comprando um lixo que,
> supostamente, funciona.

  Concordo plenamente, veja que no meu texto eu não afirmo o contrário,
e é até por isto que o VB é tão utilizado para "desenvolvimento de
software", por ser um aplicativo as pessoas podem começar rapidamente a
"escrever" linhas de código e fazer com que algo apareça na tela e na
janela do seu computador. Lembrando, eu também não considero VB como uma
linguagem de programação, mas sim um automatizador de construção de
janelas. Veja que até a própria microsoft recomenda que softwares mais
sérios devem ser feitos em (Visual) C e não em Visual Basic.
  Mas como é fácil e barato encontrar e manter "programadore" de VB, ....

> 	Eu ainda recomendo ou GTK+ e Glade, ou wxwindows. É necessário algo
> rápido, fácil e barato.

    Em primeiro lugar padrões nem sempre são as melhores soluções. Veja
que o Visual Basic pode ser visto como um padrão para "progrmação" no
mundo Windows. Você compraria este pacote. Além do mais, qual é atualmente
a portabilidade do GTK+, do Glade e wxwindows para outros sistemas, tais
como Mac, Win32, BeOS, etc...
    Veja que eu não estou negando a possibilidade disto ser feito via umas
destas bibliotecas, mas será que são realmente mais baratas, caso, por
exemplo, nenhum dos programadore da receita saiba trabalhar com C?

Aguardo comentários/críticas,

	Marcio Hernique Leiner