shutdown sem senha de root em modo grafico

Eu tenho usado em maquinas nao criticas um procedimento simples, que
funciona ate com xdm:

1. configura uma linha no inetd.conf para atender a uma determinada porta
com /sbin/shutdown. Com isso qualquer "telnet localhost porta" inicia
procedimento de shutdown

2. configura o firewall para permitir conexoes tcp somente das maquinas
que queremos que possam fazer shutdown (pode ser somente localhost).

Jose Carlos Benfati