Re: Melhor forma de desligar

> 	Ah, quanto ao CTRL+ALT+DEL existe um problema: ele não manda KILL
> para os processos e não dá unmount nos fs, o que faz com que o sistema
> sempre execute o fsck qdo o sistema é reiniciado (o que é um pé no saco).

	Isto não é verdade.  O <Ctrl>+<Alt>+<Del> faz com que o sistema
mude para a init 6:

vygotski:~> grep ctrl /etc/inittab
ca:12345:ctrlaltdel:/sbin/shutdown -t1 -a -r now

o shutdown poderia ser substituido por "init 6" ou acrescido da opção
"-i6".
   Se vc olhar em /etc/rc6.d vai ver o seguinte:

vygotski:~> ls /etc/rc6.d/
S25hwclock.sh@ 		S40umountfs@		S20sendsigs@
S30urandom@ 		S90reboot@

Aqui no meu sistema eu removi os K* para finalizar mais rápido (a la BSD),
sem nenhum prejuízo ao sistema.  Estes S* significam Start.  Se vc olhar
bem, vai ver que o sistema primeiro envia o sinal TERM para todos os
processos (S20sendsigs), depois grava a data do sistema na ROM
(S25hwclock.sh), em seguida faz...humm, eu sei lá o que com o S30urandom
(acho que finaliza o device gerador de números aleatórios).  Por fim
desmonta as unidades (S40umountfs) e envia um sinal KILL para os processos
ainda ativos (S90reboot), rebotando a máquina.
	Como vc pode ver, todo sistema desmonta as unidade e envia KILL
aos processos.  Se o seu sistema não estiver fazendo isto, dê uma olhada
no seu rc6.d que deve estar faltando os links acima.

[]'s
|  Helio Alexandre Lopes Loureiro  |    helio@lcmi.ufsc.br     | Powered |
|  http://www.lcmi.ufsc.br/~helio  | http://www.engnux.ufsc.br |   by    |
| http://www.engnux.ufsc.br/~helio | http://www.aikido.ufsc.br | FreeBSD |
Where a calculator on the ENIAC is equipped with 18,000 vaccuum tubes and
weighs 30 tons, computers in the future may have only 1,000 vaccuum tubes
and perhaps weigh 1 1/2 tons.
                -- Popular Mechanics, March 1949