Re: Melhor forma de desligar

	Olá para todos,

	Não achei que ia dar tanto movimento na lista...:)))

	Bem obrigado a todos que responderam.
	É claro que eu poderia fazer
muitas coisas da maneira "mais fácil", tipo simplesmente dar chmod no
/sbin/halt, mas eu uso linux principalmente para aprender a administrar
corretamente um sistema UNIX. O sudo com o NOPASSWD está funcionado bem, mas
eu já descobri uma de suas desvantagens: é um saco de administrar, mas tudo
bem, são poucos usuários. Na verdade eu usava o sudo para conectar na
internet, até descobrir que era muito mais fácil acrescentar os usuários
autorizados ao grupo dip. Pensei em alguma coisa desse tipo para o halt e o
reboot mas eu não sei muito bem lidar com grupos no UNIX.
	Ter colocado o startx no .bash_profile foi, digamos, porco. Mas
exatamente por isso que eu mandei a mensagem para a lista.
	Quanto ao kdm, é uma opção a se considerar, apesar de eu não ir
muito com a cara do kde. Aliás, eu já usei o wdm que tem uma opção de halt e
reboot ao efetuar logon, mas não funcionou bem (toda vez que eu finalizava
assim, o wdm dava pau e eu não conseguia logar, só com o rescue).
	O engraçado em relação ao travamento é que se eu executar o mesmo
comando numa janela do xterm, o sistema desliga corretamente...não dá para
entender...
	O que eu estou pensando agora é criar ou um script do bash ou do
perl mesmo que seja executado no logon e quando o X for terminado. Alguma
coisa do tipo:

	1. Iniciar modo gráfico
	2. Conectar Internet
	3. Desconectar Internet
	4. Desligar o sistema
	5. Reiniciar o sistema
	6. Sair (logout)

	É bom que agora eu vou ter uma desculpa para aprender Perl...:)))))

	Ah, quanto ao CTRL+ALT+DEL existe um problema: ele não manda KILL
para os processos e não dá unmount nos fs, o que faz com que o sistema
sempre execute o fsck qdo o sistema é reiniciado (o que é um pé no saco).

	Bem, eu acho que eu respondi todo mundo (ou quase). De qualquer
forma, obrigado a todos. Quando eu conseguir achar uma solução ideal eu
aviso...

	Um abraço,
	André Leão Macedo

--
| "There is hopeful symbolism in the fact that flags do not    |