Re: Melhor forma de desligar

On Tue, 11 Jan 2000, Andre Leao Macedo wrote:

> 	Olá,
>
> 	Já uso Linux há um bom tempo, mas recentemente estou conseguindo
> convencer as outras pessoas aqui de casa a usá-lo também, principalmente para
> navegação e utilização de e-mail. Só que eu estou com um problema: eles em
> geral não gostam da idéia de digitar um comando para ter que desligar o
> sistema. A princípio, eu utilizei o sudo para permitir que eles usem o
> /sbin/halt (existe uma forma melhor sem ter que saber senha do root, mas sem
> comprometer a segurança?). Depois criei um script /usr/local/bin/desligar

você pode colocar NOPASSOWRD no sudo e eles não precisariam digitar a
senha.

> [...]
> relógio para desligar o sistema. Essa solução, pelo que me parece, está a
> quilômetros de distância de ser elegante e não funciona 100%. Às vezes o
> servidor X trava e o sistema não desliga, travando tudo (não dá para
> executar nada, nem mesmo CTRL-ALT-DEL ou CTRL-ALT-BACKSPACE). Outro detalhe
> que eu não sei se influi: eu não uso o xdm porque eu utilizo muito o sistema
> em modo texto, então eu coloquei o startx no .bash_profile dos meus irmãos
> (horrível, não? :-P). Alguém aí tem alguma sugestão de como melhorar isso?

qual windowmanager você está utilizando?

O windowmaker tem algumas características que podem ajudar a implementar
uma solução legal: por exemplo, ele tem um exitscript que é
automaticamente executado imediatamente antes do WM sair; você poderia
colocar um halt 5 (segundos) e verificar o que acontece. Existe inclusive
um comando SHUTDOWN no WindowMaker que termina o X-server, fazendo as
coisas mais limpas. Veja a manpage wmaker(1). Tem tb o faq que pode ter
uma resposta pronta.

[]s,
Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"
http://curiango.ipen.br/~mario                 Prov. 19.21
                   http://www.revistalinux.com.br