E-Mail em rede - concluido!

Ola Henrique e todos da lista.

Sensacional! A solução com o Qpopper como servidor POP3 funcionou
perfeitamente. O sistema de mensagens ficou
melhor do que eu esperava, e resolvi botar a prova a carga do sistema:

Peguei um programa chamado "Divine Intervention" (E-Mail bomba para Win)
e enviei 2000 mensagens de 30Kb de cada uma das 3 WinBox para o Linux
server. 2 Pentium 200MMX e 1 Pentium 233MMX

O que aconteceu?

1o micro (16 MB RAM)- Quando uma estação chegou a 900 mensagens enviadas
(aproximadamente) o sistema travou completamente.

2o micro (32 MB RAM)- A segunda quando chegou a 1400 mensagens enviadas
(em média) estava tão lenta que dava GPF quando se tentava
abrir qualquer programa (Notepade, Console DOS, etc). E também
travou.

3o micro (32 MB RAM)- A terceira teve o travamento mais engraçado na
minha opinião, o sistema chegou também a aproximadamente 1400
mensagens enviadas ao servidor linux, apresentou os mesmos problemas
do micro 2, mas este eu acompanhei sua pane passo a passo:
a velocidade caiu absurdamente,
o sistema apresentou as mesmas GPFs do micro 2
a barra do explorer sumiu
o Netscape ficou tão lento que também travou
e por último o programa "Divine Intervention" também foi pras cucuia.

E o Linux? Vai bem obrigado. Gerenciou todas as mensagens corretamente,
não repetiu nenhuma transmissão, e não ocorreu nenhum erro durante a
entrega das mensagens. Isto tudo em conjunto com fetchmail, procmail,
qpoop e smail.

Ah! O micro do Linux é um 486 Dx4 com 16MB RAM e disco IDE de 640MB, a
porcentagem de uso da CPU do sistema durante o recebimento das
mensagens dos 3 Micros Win (medida pelo top) foi de 3.8% (arrendondar
para 4% logo :-)).

Atividade normal do disco rígido IDE até que eu executasse o runq, mesmo
assim o sistema se comportou sem problema gerenciando os quase 70MB de
mensagens corretamente. Mesmo durante a alta atividade do disco, eu
pude usar sem problema o console, fazer um ajuste fino na configuração
dos programas, definir novas regras no fetchmail, e consultar a man
page em outro console, com um bom desempenho.

Sobre o recebimento das aprox. 1500 mensagens para os micros Win? acho
que não preciso falar mais nada...
gleydson
gleydson@linuxbr.com.br
gleydson_s@yahoo.com

MailBR - O e-mail do Brasil -- http://www.mailbr.com.br
Estamos concorrendo ao IBEST - Serviços On-Line
Acesse http://ibest.mailbr.com.br e Vote!