Re: Mapa de teclado CORRETO para português em teclados US

Ola Taupter,

Eu estou escrevendo abaixo os passos necessários para conseguir acentuar
em seu sistema Debian em modo texto. Estou enviando diretamente a você
o arquivo Consolemaps_tar.gz que contém os três mapas de teclados
usados no Brasil e que utilizo sem problemas.

Descompacte e copie o arquivo us+.map para
/etc/kbd/default.map

Não se preocupe com o default.map.gz ele é lido pelos scripts do sistema
somente se não encontrar um default.map.
Opcionalmente, se desejar usar o comando loadkeys, este arquivo deve
estar em um local conhecido no sistema, então copie default.map
para /usr/share/keymaps/i386/qwerty/ e compacte-o com gzip, assim o nome
do
arquivo mudará para us+.map.gz

Descomente a linha CONSOLE_FONT=FONTE_PADRÃO no arquivo /etc/kbd/config
alterando seu conteúdo para CONSOLE_FONT=lat1u-16.psf

Neste ponto você pode verificar se o sistema está reconhecendo
corretamente a acentuação entrando no editor "ae" e digitando: áãâà
se isto está funcionando, passe para o próximo passo.

------------------------[ Alteração no Bash ]---------------------------

Se tiver muitos usuários é recomendável fazer a modificação no arquivo
/etc/inputrc que é lido a cada login do usuário ou colocando em cada
diretório home de usuário o arquivo .inputrc:

Agora você deve fazer a seguinte alteração no arquivo /etc/inputrc para
usar a acentuação no Bash:
Descomente a linha:

#set convert-meta off

para permitir a inserção de caracters diretamente usando deadkeys.
e inclua a seguinte linha no final do arquivo:

set meta-flag on

O conteúdo deste arquivo deve ficar assim:

set convert-meta off
set input-meta on
set output-meta on
set meta-flag on

digite exit ou logout e efetue seu login para que as alterações passem
a ter efeito.

Boa Sorte!

gleydson
gleydson@linuxbr.com.br