Re: Download da Debian em Português - kernel

Ola José,

>Sempre que vou instalar a Debian 2.1 acabo levando alguns kernel
>especiais, sem aquele monte de drivers scsi que tem no odisquete de
>instalação. Isso porque já em muitos casos o kernel trava  logo depois
>de tentar detectar alguma controladora scsi.

Já passei pelo problema tentando instalar a Debian principalmente em
alguns computadores 386, o kernel que a Debian usa na instalação padrão
praticamente tem todos os tipos de drivers existentes (exceto todos os
de Som e alguns controladores de rede "do tempo que amarrava
cachorro com linguiça").

>Eu em geral levo um kernel só com disco IDE, e outro com um par de
>Adaptecs, que são mais comuns.

>será que na versão br dá pra botar uma solução praisso?

Uma das maiores preocupações do pessoal da Debian é que o kernel padrão
tem que estar preparado para suportar diversos métodos diferentes de
instalação para os mais diferentes computadores, isto faz o kernel
grande e lento.

As vezes um "driver" XXXSCSI que é usado no Japão não é usado no Brasil
ou Portugal e portanto pode ser retirado do Kernel, ai começa a solução
para este problema: quando a distribuição (distribuição não, sorry,
instalação) passa a ser compilada para ser utilizada especificamente por
pessoas de determinados países que (felizmente) não possuem determinados
tipos de dispositivos disponíveis.

Estive fazendo alguns testes com o Kernel 2.2.11 e se forem incluídos
somente controladores conhecidos nacionalmente, isto pode deixar o
kernel no mínimo 400Kb menor do que uma versão Integral produzida
pela Debian para procurar atender todos os países do mundo que a
utilizam.

Eu posso revisar o Kernel para verificar drivers que não são utilizados
aqui no País e assim fazer um kernel mais "Light". ;)

José (e outros usuários da lista), você pode enviar para a lista de
discussão uma lista dos Adaptadores SCSI mais utilizados?
Eu não conheço muito os dispositivos SCSI disponíveis mas se fosse
possível você também pode incluir alguns modelos mais antigos?

O pessoal de Portugal também dar sua opinião sobre o assunto, quais os
tipos de placas SCSI mais utilizadas em seu país.

Outra opção do kernel de instalação que acho um pouco sem lógica no
kernel padrão (aqui no Brasil não sei a utilizam em Portugal) é o
suporte a ISDN, acho que não vai fazer falta se retira-lo da
instalação, vai?
gleydson
gleydson@linuxbr.com.br
gleydson_s@yahoo.com