Re: Manual de Instalação em Portugues - Andamento

Em Sat, 03 Jul 1999 21:55:44 -0300 Paulo Henrique Baptista de Oliveira
escreveu:

>     Seria bom voce passar algumas dicas para a lista sobre SGML e como
> documentar a Debian...

Ola Paulo e todos das lista,

Achei importante sua sugestão por isso estou trazendo a lista.

Estou pensando sim em fazer um guia explicando o funcionamento do DTD
debiandoc (e dos principios da linguagem SGML) para todos conhecerem as
vantagens e funcionalidades deste DTD. Não existe nenhuma documentação
do DebianDoc em Português, pelo que conheço.

Sinceramente não gostava do DebianDoc eu utilizava muito o linuxdoc, mas
após a conversão do manual de instalação da Debian observei que existem
muitas características que ajudam no desenvolvimento do documento que
não existem em outros DTD's.

Sobre a documentação da Debian, não é obrigatório utilizar o DebianDoc
para escrever a documentação isolada (ou traduzir um documento).

Gostei de sua sugestão sim, após adicionar o suporte do idioma português
ao DebianDoc, vou começar a escrever este guia sobre o DebianDoc (e se
possível colocar em sua página para melhor acesso a todos). Isto vai
ajudar ao pessoal da lista documentar os projetos e conhecer este
maravilhoso formato de DTD.

No site da Conectiva tem um documento escrito por Jorge Godoy que
explicar as características básicas da linguagem SGML (usando o
linuxdoc) é um bom ponto de partida para os usuários que já querem
escrever documentos usando SGML.

O endereço é:
http://lie-br.conectiva.com.br/godoy/artigos/guia_rapido_para_sgml.html

gleydson