Re: Core & Debian

On Sun, May 16, 1999 at 12:58:30PM -0300, Paulo Henrique Baptista de Oliveira wrote:
>     Oi Macan,
> Eduardo Marcel Macan wrote:
>     Nao sabia desse fato lamentavel ... :(

	Pois e, foi logo depois do ExpoSalt no Rio, foi realmente lamentavel.

>     legal. Quais pacotes voce empacatou? Quanto a usar Linux na educacao acho
> muito valido.
> Eu quero virar developer, mas nao encontro nenhum programa para empacotar. Todos
> interessantes a Debian ja tem. :)

	Que e isso! Tem muita coisa boa por ai... Como eu programo muito em
perl e faco muito CGI eu empacotei o libcgi-fasttemplate-perl , que ainda
nao entrou no Potato, deve ser incluido em uns 10 dias, por ser um pacote
novo, o primeiro upload deu pau. O outro pacote e o gifsicle, um programinha
muito simpatico para edicao e otimizacao de gifs animados em linha de
comando. Ele reduz drasticamente o tamanho de animacoes, embora eu use o
gimp e seu "optimize animation" na maioria das vezes, o gifsicle sempre da
aquela maozinha na linha de comando :) Infelizmente como a compressao do
GIF e patenteada, o gifsicle entra na secao "non-free" do devian.

>     Quanto ao RS e' legal. Mas, livro sobre a Debian? Em ingles? Ano passado,

	Sim, pela McMillan, mas eles estao muito demorados na negociacao...
Seriam 600 paginas em ingles... como disse um amigo meu...
"600 paginas em ingles... Da pra tomar uma kaiser antes?"

> tivemos a ideia de escrever um livro, mas nao foi para frente. Alias, queriamos
> colocar o Livro da Debian/Linux na distribuicao da Debian em Portugues. Po, voce
> ta cheio de planos e a gente pensando que voce estava descansando em louros. :) E' > que voce nao fala.

	Que nada! Muito trabalho, pouco dinheiro :)
	Quanto a escrever livros, o mercado editorial esta fervilhando, se
voces escreverem um livro de linux podem escolher a editora, ela publicara,
qualquer que seja. Veja a lista dos dez mais vendidos do jornal Estado de
Sao Paulo, por exemplo, em media 7 dos dez falam sobre linux. De vez em
quando o meu pinta por la :)

	Eu mando pouca coisa para a debian-user-portuguese porque a maquina
que concentra os e-mails das listas fica na Unicamp e muito ruim de se
conectar, e nao tem um servidor pop para baixar os e-mails para casa. Se eu
colocar as listas na minha conta da Core eu fico doido, eu assino umas 20 :)

>     certo. :) A unica coisa que  eu discordei um pouco contigo, foi sobre dizer
> que a Debian era otima para servidor. Ela e' boa para desktop tambem.

	Mas ate a versao 2.0 ela ainda nao era "user friendly" no sentido que
um usuario leigo tem por user friendly, reconhecer isso e um passo necessario
para remedia-lo. Eu disse que ela e excelente para servidores, talvez tenha me
expressado mal. Eu acho que ela da de 10 a zero na Red Hat para servidores, que
sao instalados e mantidos por pessoas com know how. A instalacao do Slink ainda
pergunta (e duas vezes) onde esta o seu cdrom, se no drive primario da
 controladora secundaria, ou no drive secundario da... ... ... esse tipo de
coisa e inconcebivel para, por exemplo, um medico. Nao quero deixar duvidas,
eu acho a Debian muito superior, mas para um usuario leigo ela ainda fica
atras da Suse, da RH, da Mandrake, da Caldera... Depois de instalada, no
entanto, Debian e tao boa quanto, ou melhor, e o apt e um dos grandes
responsaveis pela diferenca.

	Se voces querem minha opiniao sincera sobre a Debian, ela precisa:

	1) Instalacao (cada vez) mais simples
	2) Metodo de verificacao e validacao criptografica de integridade dos
	    pacotes
	3) Suporte a internacionalizacao de pacotes e do dpkg
	4) Mecanismo mais dinamico de releases.

	Nesta ordem de prioridade. A maioria ja foi ou esta sendo discutida
pelos developers. Os dois primeiros sao pontos pacificos, os dois ultimos sao
o que tem "encrencado" um pouco :)

>     vou fazer isso, e dizer que voce que mandou.  :)

	Hehehe :)

--macan