Re: X, xdm + /etc/profile e outros.

SP, sa 27 mar 14:28:41 1999

Oi,

> Ola' a todos!
>
> Apos ficar algumas horas lendo paginas de manual e o Portuguese-HOWTO,
> consegui fazer a acentuacao no modo texto e no X funcionarem
> perfeitamente (no caso do X, substituindo a libX11). Agora, apos tanto
> trabalho, ainda restam tres pontos importantes, e gostaria da ajuda de
> vcs:
>
> 1) Quando eu inicio um shell no console, e depois inicio o X (via
> startx), todas as configuracoes do /etc/profile estao presentes dentro
> do ambiente de trabalho grafico: dircolors, aliases, LC_ALL e etc.
> [...]
O /etc/profile é sempre lido, independente de si você se logar no console ou
desde o xdm (shell de login). No entanto se, uma vez você logado rodar otra
shell (shell de "não-login"), dentro de um xterm, p.e., o /etc/profile não é
lido novamente. As varíaveis de ambiente são passados à nova shell mas não as
configurações do ls --color, etc. se estiver usando o bash, você deve pôr essas
configurações no arquivo ~/.bashrc. Cada shell tem seu proprio conjunto de
arquivos de configuração para as shell de login e as de "não-login"

                                    Hernán

                           Hernán J Cervantes Rodríguez
                           Instituto de Física da USP
                           e-mail   : hernan@if.usp.br