X, xdm + /etc/profile e outros.

Ola' a todos!

Apos ficar algumas horas lendo paginas de manual e o Portuguese-HOWTO,
consegui fazer a acentuacao no modo texto e no X funcionarem
perfeitamente (no caso do X, substituindo a libX11). Agora, apos tanto
trabalho, ainda restam tres pontos importantes, e gostaria da ajuda de
vcs:

1) Quando eu inicio um shell no console, e depois inicio o X (via
startx), todas as configuracoes do /etc/profile estao presentes dentro
do ambiente de trabalho grafico: dircolors, aliases, LC_ALL e etc.
Porem, ao iniciar o X pelo xdm, aparentemente o /etc/profile nao e'
lido! Ou seja, tudo volta a estar em ingles.

Alguem saberia me dizer como faco para o /etc/profile ser lido quando
dou um login via xdm, do mesmo modo que ocorre quando dou um login em
modo texto? Devo alterar algum arquivo, como talvez o
/etc/X11/xdm/Xsetup_0? Se sim, o que devo mudar?

2) Quando eu estava usando o X com o XKeyboard habilitado, antes de
desabilita-lo e instalar a nova libX11, a seguinte mensagem de erro
sempre aparecia no console a partir do qual eu dava um startx, apos a
sequencia de mensagens comuns do inicio do X:

     System: `/usr/X11R6/lib/X11/xkb/xkbcomp -w 1
     -R/usr/X11R6/lib/X11/xkb -xkm -m us -em1 "The XKEYBOARD keymap
     compiler (xkbcomp) reports:" -emp "> " -eml "Errors from xkbcomp
     are not fatal to the X server" keymap/xfree86
     compiled/xfree86.xkm'

Alguem sabe o que isso significa? Como nao estou usando mais o
XKeyboard ela nao aparece, e antes parecia nao me afetar, mas nao deixa
de ser estranho...

Fora isso, a mensagem de erro abaixo continua aparecendo sempre que
saio do X, antes de voltar ao prompt de comando:

     waiting for X server to shut down FreeFontPath: FPE
     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/misc/" refcount is 2, should be 1;
     fixing.

Qual a solucao para isso?

3) Por fim, creio que estou pronto para comecar a ler e responder meus
e-mails a partir do Linux. Atualmente, no Windows, utilizo o Pegasus
Mail, que tem recursos fantasticos que vao desde a escolha de cores
para destacar cada mensagem dentro de uma pasta (uso muito esse recurso
para diferenciar categorias de mensagens), ate' filtros extremamente
avancados e suporte HTML (um tanto capenga, mas da' para o gasto),
passando pela capacidade de ter "n" contas POP configuradas, cada qual
com seu respectivo SMTP se for desejado, multiplas identidades,
multiplas assinaturas independentes por identidade, suporte a PGP,
capacidade de configurar cada minusculo detalhe de funcionamento, de
trabalhar mensagens em modo digest como se fossem pastas normais, de
"apagar" attachments indesejados e etc. etc. etc.

Ha' algum programa (ou combinacao de programas) de e-mail para Linux
que me forneca tais recursos, ou mais ainda? Eu sei que, do ponto de
vista da simplicidade, posso utilizar o proprio Netscape Messenger, mas
nao tenho a minima vontade de ficar tao limitado, afinal, se fosse esse
o caso, eu o estaria usando (ou o Outlook Express) no proprio W98...
:-)

Vale comentar que o Pegasus e' capaz de converter e trabalhar com
arquivos de mensagens no formato padrao do Unix, portanto eu nao teria
trabalho para converter minhas pastas atuais para algum outro programa.

Obrigado antecipadamente!

Alexander Gieg

Alexander Gieg                            Sao Paulo / Brazil
agieg@base.com.br                               ICQ: 2200285
http://www.geocities.com/TimesSquare/3222/       Nick: AlexG

"Amados, nao deis credito a qualquer Espirito: antes, provai
os Espiritos se procedem de Deus." (1 Joao 4:1)
- Leia: "O Livro dos Espiritos", de Allan Kardec