Internacionalizacao da Debian.

	Caro Marcus,

	O pessoal da Core usa (e geralmente recomenda) Debian para seus
clientes, dai o nosso interesse em auxiliar nos projetos referentes a
internacionalizacao do Debian. Como eu disse num e-mail enderecado aos
developers e aos webmasters da debian.org recentemente, Debian GNU/Linux
e' algo bom demais para ser deixado de lado pelos brasileiros simplesmente
porque nao ha documentacao em portugues especifica para ele.

	Mas o trabalho com o Debian e diferente do trabalho com o Red Hat,
a Conectiva criou uma distribuicao propria baseada em Red Hat e passou a
tomar suas proprias decisoes (se eu estiver errado, que o Arnaldo me
corrija :). Ja com o Debian, devido ao estilo cooperativo de trabalho, as
coisas tendem a ter uma cadencia ligeiramente diferente. O principal
problema a ser enderecado sao as descricoes de pacotes em diferentes
linguas. O suporte a i18n no dpkg precisa ser implementado, este tema tem
ganho muita importancia nas diversas listas e creio que um melhor suporte
a internacionalizacao estara presente no Potato (o debian depois do
proximo, que esta prestes a ser liberado).
	Como Debian developer, eu tenho tentado acompanhar e ajudar a
organizar esforcos e ideias neste sentido. O pessoal do Debian do Japao
implementou suporte a diferentes descricoes de pacote a seu modo, mas
muito se discute sobre ser o caminho deles o melhor possivel ou nao.
	O fato e que nao existe ainda uma distribuicao internacionalizada
completamente, mesmo a Red Hat (incluindo a conectiva) tem um suporte de
certa forma limitado a internacionalizacao por tratar apenas da
localizacao para as linguas europeias (vamos chamar assim). Muito tem sido
discutido de como acomodar as particularidades de outras linguas
especialmente as asiaticas na distribuicao, o "grupo" Debian almeja isso,
e a tarefa nao e nada pequena...

	Quanto a traducao das manpages eu vou dar uma olhada. Mas creio
que haveria a necessidade de se criar um novo pacote chamado
manpages-pt_BR para ser mantido. Eu sou um Debian developer, mas estou
saturado com a coordenacao das traducoes que vou iniciar e nao poderia
pegar um novo pacote para manter. Voce poderia se candidatar a developer,
demora um pouco mas o servico e gratificante (embora nao seja remunerado,
essa e a magica!)

	Recentemente eu vi que alguem na lista tinha falado de tornar o
Debian mais user friendly, deem uma olhada nas listas disponiveis para
inscricao, existe um time discutindo isso...

	Um abraco a todos

--macan