Re: CD Writer em uma Ultra 10

On Wed, 2004-09-01 at 03:16, Marcelo Lopes wrote:
> Amigos,
>
> Tenho uma Ultra 10 com o Debian 3.0 R2, storage externo Ultra-Scsi com 3
> discos e Fita DAT, além de dois discos de 20 Gb IDE internos.
>
> Troquei o CD original por um DVD/CD-RW Ide e ele funciona perfeitamente para
> leitura ( inclusive de DVDs ).
>
> Porém, meu calvário começa na hora de gravar. Simplesmente não consigo fazer
> o gravador funcionar. Já procurei na lista oficial do Debian, Internet, só
> faltando pai de santo.
>
> Me disseram para recompilar o Kernel, mas acho isso improvável, pois os
> [...]

Hi Marcelo!
This is an english speaking list, however i don't know if you can read
english so here's my answer in Portuguese:

Para gravar CDs com o kernel 2.4 é necessário que o kernel tenha suporte
para emulação ide-scsi e sg (SCSI Generic). Se o teu kernel não tem
estes módulos ou não tem esse suporte compilado, vais ter de o
recompilar escolhendo essas opções na configuração do kernel.

No SILO adicionas o seguinte parâmetro ao kernel:
hdc=ide-scsi
(substitui hdc pelo nome do device do teu gravador).

Se o kernel tiver o suporte ide-scsi e sg, automaticamente devias poder
gravar CDs, se tiveres compilado o suporte como módulos tens de inserir
os módulos:
modprobe ide-scsi
modprobe sg

Depois se utilizares o cdrecord podes verificar se o cdrecord consegue
achar o gravador:
cdrecord --scanbus

Espero que ajude!
Cumprimentos.