Debian Weekly News - 10 de Setembro de 2001

Debian Weekly News
http://www.debian.org/News/weekly/21
Debian Weekly News - 10 de Setembro de 2001

Jigsaw  Download.  Richard  Atterer  [1]anunciou  a  disponibilidade o
Jigsaw  Download  0.5.2  (ou  jigdo  abreviando),  uma ferramenta para
ajudar  a  distribuir imagens grande de sistemas de arquivos como ISOs
de  CDs  ou  arquivos UDF de DVD. O Jigdo consiste de um programa para
preparar  o  arquivo  imagem  para  ser  baixado  e  uma ferramenta de
download  para baixar os arquivos. Atualmente a ferramenta de download
não  está  ainda  implementada.  O  Jigdo  está sendo proposto como um
substitudto  para  o  pseudo image kit. O Richard está também querendo
ajuda no Jigdo. Então, se alguém tem algum tempo livre disponível este
pode ser um projeto divertido para se investir.

Lista  de  Emails  de Integração Kerberos. [2]Sam Hartman está criando
uma  lista  de  emails  para  integrar  suporte  a Kerberos no Debian.
Atualmente a lista não está nos servidores Debian, você pode encontrar
os arquivos e assinar a lista em
[3]http://mailman.boxedpenguin.com/mailman/listinfo/debian-kerberos.

Adote  um  pacote!  Há  muitos  pacotes  orfãos  (102)  e outros cujos
mantenedores  prentendem deixar órfãos (35). Alguns desses pacotes são
kicq,  knews,  mcvert  (conversos  de arquivos Mac para Unix) e vários
outros. A lista de pacotes dessa semana se encontra [4]aqui.

Translating  Debian  packages' descriptions. Michael Bramer postou uma
nova   [5]proposta   para   o   suporte   de  descrições  de  pacotes
multi-idiomas.   Enquanto   isso,   o  [6]Servidor  de  Traduções  de
Descrições  Debian  começou a enviar emails de notificação automáticos
quando  uma  nova  tradução era adicionada ou modificada. Isto fez com
que  algumas  pessoas  se sentissem ofendidas. Adam Heath por exemplo,
[7]escreveu  sobre  isso:  "Como  um  email  automatizado, que eu não
requisitei,  eu considero isso spam." Ainda não foi decidido como tais
descrições  traduzidas  devem  ser  manuseadas  então esses emails são
apenas notificações que irão chegar aos desenvolvedores que não querem
lidar com isso - e que podem ficar confusos com tais emails.

Repositórios   Debian   Customizados.  Muitas  pessoas  descobriram  a
necessidade  de  ter seu próprio repositório Debian além dos que estão
no  ftp.debian.org fornecidos pelo projeto. As pessoas que precisam de
atualizações  para o potato para ambientes corporativos ou que não são
ainda  desenvolvedores  Debian  registrados  frequentemente  criam  um
repositório  próprio.  Oohara  Yuuma [8]anunciou um [9]pequeno HOWTO
que  descreve como fazer upload de pacotes Debian customizados para um
servidor  web  para  que  eles possam ser baixados com o apt-get pelas
outras pessoas.

Mudando para o UTF-8. Radovan Garabik escreveu um [10]HOWTO que contém
uma  introdução  passo a passo sobre como fazer um sistema Debian usar
codificação UTF-8. Apesar de que deveria ser bem documentada a mudança
para codificação UTF-8, há muitas armadilhas e sacadas. Frequentemente
tem-se  de  localizar as informações relevantes de algum lugar da net.
Este HOWTO pretende preencher essa lacuna.

Mirrors  Debian  no  6Bone.  Heikki  Vatiainen postou um [11]relatório
sobre  o Debian em hosts que usam IPv6. Já que há dois sites que estão
trabalhando  atualmente  e  outros  estão  (re)ligando-se  ao 6Bone no
futuro,  a  questão é como adicionar esses hosts à lista de servidores
de  mirror  Debian.  O  APT  é totalmente compatível com IPv6 e o é de
longa  data  então as pessoas podem usar esses servidores sem problema
caso  o  DNS  esteja  configurado apropriadamente. Parece haver alguma
confusão  quanto a usar registros AAAA ou A6 para hosts IPv6. O Debian
usa   AAAA   e   adicionou   seus  hosts  que  usam  IPv6  ao  domínio
ipv6.debian.org.

Bugs   nos   pacotes   standard.   Martin   Michlmayr  [12]anunciou  a
disponibilidade  do  [13]standard.debian.net. Ele mostra todos os bugs
nos  pacotes  de prioridade `standard'. A "Standard", para o propósito
do  freeze também inclui todos os pacotes incluídos nas tasks, que são
os  presentes  nessa  [14]lista. Já que esses são pacotes importantes,
NMUs  não  devem  ser  lançados. Ao invés disso, patches e comentários
valiosos devem ser enviados para o Sistema de Procura de Erros.

O  Incidente  de Layne A lista Debian-Security foi praguada por um bom
tempo  com um indivíduo bem pouco inteligente que insistia em abusar a
lista  com  frases  de obscenidades ao invés de se desinscrever. (Como
ele  se  inscreveu,  de  início, é um caso para hipóteses...) [15]Wade
Richards  para  ter  conseguido  uma  solução  extremamente elegante e
aparentemente  efetiva  para  o  problema.  Já  que esse tipo de coisa
acontece sempre, as pessoas que gastam muito tempo com listas de email
podem se interessar pela solução do Wade.

Debian  Otimizado  para  Pentium.  Risko  Gergely escreveu pedindo que
anunciássemos  que  um  esforço  para  recompilar  o Debian Potato com
otimização  Pentium  está  sendo  feito  e  está  agora acessível pelo
apt-get.  Você  pode saber mais sobre esses pacotes e as linhas apt em
[16]http://debian.fsn.hu/fsni586/debian/README.txt

Importância dos pacotes. Junichi Uekawa [17]anunciou um [18]script que
irá  calcular  quantos  pacotes  dependem  de um pacote. Ele investiga
ambas  as  dependências  regulares  e as dependências de construção. O
script tem, no entanto, problemas com loops na árvore de dependências.
Ele reporta números irreais nos pacotes que se encontram nesse estado.

Notificação  Explicita  de Congestionamento. Depois de uma atualização
de  um  kernel  2.2.x  para  um  2.4  alguns  sites  irão efetivamente
desaparecer  da  internet. A [19]Explicit Congestion Notification (ECN
ou  Notificação  Explícita de Congestionamento) permite que roteadores
notifiquem  os clientes sobre congestionamentos na rede, o que resulta
em  menos  pacotes jogados fora e aumento da performance da rede. Note
que,  na  Internet, há muitos firewalls quebrados que recusam conexões
de  máquinas  com ECN e pode levar algum tempo até que esses firewalls
sejam consertados. Até lá, para acessar um site que esteja atrás de um
firewall  desses  (alguns  deles  são [20]sites grandes) você terá que
desligar  esta  opção.  Uma  [21]discussão e [22]outra foram iniciadas
sobre  a  atualização  semerros  de  um sistema Debian, quando um novo
kernel  2.4.x  com ECN é usado. O problema atual das imagens de kernel
fornecidas  com  o  Debian parece ser que o ECN é habilitado no kernel
2.4.x padrão e não é desabilitado depois (/proc/sys/net/ipv4/tcp_ecn).

Backup de Manutenção de Pacotes. Durante a preparação para o freeze do
sistema base nas últimas semanas, um problema que o Debian sempre teve
veio  à  tona  novamente.  Já  que  o Debian é um projeto voluntário e
distribuído é difícil dizer se um mantenedor está fazendo seu trabalho
pelo Debian no momento ou não. No freeze é as vezes crucial que um bug
seja  consertado  dentro de um curto período de tempo. Se o mantenedor
não  responde  a  email  dentro  de  um  período  curto de tempo. Se o
mantenedor não responde a email imediatamente, você pode ou esperar ou
fazer  um  NMU.  O  Martin  Michlmayr  postou uma [23]proposta para um
melhor  uso  de múltiplos mantenedores usando um mantenedor ou dois de
"backup" listados no campo Uploaders.

Reescrição do adduser? Roland Bauerschmidt [24]lançou seus planos para
reescrever  o  adduser  do início em Python. O adduser está no sistema
base  e  é parte do processo de início dos boot-floppies. Reescrevê-lo
em  Python  iria  adicionar  mais  dependências  que  iriam engordar o
sistema   base   ainda  mais.  Citando  Randolph  Chung:  "Criar  mais
dependências é uma Coisa Ruim(tm)."

Listas  de  email  separadas  para  usuários  rodando  a  testing?  As
discussões  na debian-user mostram que muitas pessoas já estão rodando
testing/unstable  e  têm  de  perguntar qual a distribuição que alguém
está  rodando e experimentou problemas com certas partes do sistema. A
questão  [25]foi  levantada  sobre  se a [26]debian-testing é um lugar
para  usuários  ou  para desenvolvedores discutirem problemas. O Dwarf
[27]clareou  isso:  "Esta  lista  foi  criada  para  o grupo de testes
iniciado  durante  o  lançamento  da  1.3.  A  maior parte dos membros
naquele  tempo eram usuários Debian e não desenvolvedores. A idéia era
ter  os  usuários  envolvendo-se nos testes. Os desenvolvedores diziam
que eles já estavam testando eles mesmos."

Novos pacotes. Esta é uma lista pequena de alguns dos novos e notáveis
pacotes  que  entraram  no  Debian essa semana. Note que ela não é uma
lista  completa  nem um esnobe contra quaisquer outros pacotes que não
mencionados.  Qualquer  mantenedor que lança um pacote para o qual ele
gostaria de chamar a atenção deve enviar uma nota.

  * [28]O  Servidor de Display Berlin -- Um sistema de janelas que não
    é baseado no X com algumas características interessantes.
  * [29]DocBook  Book  --  A  versão  HTML  do livro da O'Reilly sobre
    DocBook.
  * [30]Teg  --  Um jogo de estratégia baseado em jogadas individuais.
    Todo o trabalho e nenhuma diversão...
  * [31]Gqcam -- controle de Webcam GTK.
  * [32]gvidm -- Aplicação Gtk para mudar a resolução de vídeo no X.

Avisos  de  Segurança  Recentes.  Há apenas um aviso de segurança essa
semana,  no  servidor  de  telnet no pacote netkit-telnet-ssl_0.16.3-1
encontrado  no estável. Qualquer um que esteja rodando esse pacote vai
querer atualizar o netkit-telnet-ssl. O aviso origianal está [33]aqui.