Bate papo debian-l10n-pt-br com a tradutora e desenvolvedora Sheila Gomes - retorno

Salve!

Segue o retorno do nosso encontro com a tradutora e desenvolvedora Sheila Gomes [1].

A Sheila trabalha nos campos de tradução e desenvolvimento, e dessa perspectiva debatemos sobre diferenças entre tradução profissional e tradução por comunidades de software livre, e as práticas entre grupos como Debian, OmegaT e WordPress. Entre outras sugestões, a Sheila nos orientou a adequar a linguagem ao público e aos objetivos de cada tradução, ao mesmo tempo buscando simplicidade na escrita.

Também nos explicou brevemente sobre o OmegaT [2], um software livre de apoio aos(às) tradutores(as), que pode ser utilizado de forma distribuída e poderia enriquecer o trabalho de nossa equipe. Ela também participa da equipe de tradução do OmegaT e produz conteúdo de qualidade [3] e em português sobre esta ferramenta, uma das poucas fontes on-line sobre o aplicativo.

Novamente tivemos a presença de participantes de outras equipes de tradução (LibreOffice, Krita, GNU, GNOME). Agradecemos a visita! E em especial, agradecemos à Sheila por ter participado e compartilhado seus conhecimentos e vivências com a comunidade Debian.

[1] https://sheilagomes.medium.com/
[2] https://omegat.org/
[3] https://medium.com/omegat

Abraços e até a próxima!