Re: Saindo da comunidade - grupo tradução

acabei de ler a conversa que o malkon teve no telegram. li duas vezes
em dois dias diferentes.

percebo que ambas as partes foram impacientes em detalhar seus pontos
de vista. tanto o grupo que afirmava que o debian era 100% livre
(samuel, kretcheu, allythy, spiral architect e outros) quanto o malkon
que dizia que por conta do non-free e do contrib o debian não era 100%
livre.

no final das contas acho que o malkon estava certo mas ao invés de
detalhar suas conclusões, ficou copiando o trecho do site que falava
por que a fsf não considera o debian 100% livre. esta "preguiça" dele,
esperando que os outros concluissem o que ele concluiu, gerou um mal
estar, pois passou a ideia que ele era um troll.

e aí aparece este comentário:

Samuel, [11.03.18 13:46]
seu inglês tá longe de ser fluente, melhor cair na real

e logo depois estes dois:

Samuel, [11.03.18 13:47]
isso, é ad hominem e você é fluente em inglês. Vive uma ilusão

Gi.L, [11.03.18 13:48]
Mas ele não atacou ninguém, atacou seu inglês.

logo depois o samuel percebeu que foi grosseiro e pediu desculpas:

Samuel, [11.03.18 13:48]
desculpa pessoal, eu fiquei pistola pq o cara não explicou nada, só
ficava postando o mesmo trecho em inglês que dizia justamente o
contrário do que ele tava falando

embora seja um pedido de desculpas, não foi direcionado para o malkon.
mas beleza, já é um sinal de que ele preza pelo clima sadio no projeto
e respeita o https://www.debian.org/code_of_conduct . depois o negócio
fica pior e o malkon dá uma lição de etiqueta debian e sai.

resumindo, na minha opinião, todo mundo ali deve desculpas.

o samuel, por que pediu desculpas para o grupo e não para o malkon. e
agora ele sabe que o malkon é asperger.
os outros, por que não pediram desculpas hora nenhuma.
e o malkon, por se comportar como troll e por não ter paciência para
detalhar seus argumentos numa discussão que ele mesmo começou.

PS: não vi ninguém chamar o malkon de maluco ou moleque.