Instalei o debian 7.8.0 i386 gnome -desktop

Testei todas as versões liveCd do debian 7.8.0 e a única que funcionou
melhor no meu pc foi a gnome. Aquiri uma impressora Hp Deskjet Ink
Advantage 2546, porém não consigo instalar no meu computador.
Já pesquisei por mais de 30 dias na internet e nada. Por isso vim pedir help:

baixei o hplip-3.13.9.run sigo todo o tutorial para instalação, abro o terminal como usuário dentro do diretório, vou seguindo os comandos, o problema é
quando ele solicita para ficar root, daí babau ele não fica de jeito nenhum.
Para aí e não tem como prosseguir na instalação.

A versão hplip-3.13.9.run, segundo o site http://hplipopensource.com/ esta
correta para instalar esta versão de impressora hp.

Nunca consegui instalar um impressora no linux, razão porque comprei esta
impressora hp ja que a propaganda da hp fala que é possível. Desculpem se
estou atrapalhando, más acho que a rede é para compartilhar e ajudar mutua-
mente os internautas.

Atenciosamente,
                                Afonso.