Re: [OFF] Apresentação

Joelias Júnior escreveu:
> Olá pessoal, tudo bom??
>
> Sou membro da comunidade Debian-Go, e ultimamente tenho tentado estar
> cada vez mais ativo no grupo, e fazendo o possível da minha parte para
> ajudar. No entanto, nosso envolvimento direto com o projeto é muito
> baixo, por isso, me inscrevi nessa lista. Imagino que essa possa ser uma
> das formas pelas quais pretendo ajudar.
>
> Alguém poderia me dar orientações de como proceder para poder ajudar no
> projeto de tradução?
>
> Obrigado, e um abraço a todos.
>
> --
> Joelias Silva Pinto Júnior
> [...]

Olá Joelias,

Segue abaixo as palavras de orientação que recebi do Felipe (Faw) assim
que cheguei aqui.
Seja bem vindo!

	Nós coordenamos todos as nossas atividades através de
uma lista oficial de tradução, pelo que vi, você já está
inscrito.

		debian-l10n-portuguese@lists.debian.org
		http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese

	Você vai ver várias mensagens de revisão usando as pseudo-urls
na lista, sinta-se a vontade para pegar um arquivo para traduzir e/ou
revisar depois que estiver confiante. Acompanhe a lista por alguns dias
para aprender os ciclos e ganhar ritmo.

	Sobre as pseudo-urls:
		http://i18n.debian.net/debian-l10n/pseudo-urls.html

	A idéia é utilizar "pseudo-urls" nos endereços que facilitem
seguir o fluxo de trabalho. No link acima explica como são usadas,
você pode ver o resultado aqui:

	http://i18n.debian.net/debian-l10n/brazilian/pt_BR.by_status.html

	Então o que fazemos é selecionar pacotes que ainda não foram
traduzido e iniciar o processo de tradução/revisão, você pode ver
uma lista de pacotes ainda não traduzidos para Português do Brasil
aqui:

		http://www.debian.org/international/l10n/po-debconf/pt_BR
ce

	Um dos pontos que precisa de muita ajuda é o DDTP, mas este
não precisa ser o foco principal, porque o DDTP é fácil de ajudar e
tem um ciclo próprio, ou seja, você trabalha hoje e leva alguns dias
até que todas as revisões aconteçam e as traduções sejam incluídas,
então dá pra balancear os trabalhos e contribuir nos dois pontos.
Você pode ler mais sobre o DDTP aqui:

		http://www.debian.org/international/l10n/ddtp

	Especificamente, para ajudar no DDTP, acesse o DDTSS:

		http://ddtp.debian.net/ddtss/index.cgi/pt_BR

	Crie um usuário, você vai ver lá embaixo a opção para
criar um usuário e depois fazer login, isso faz com que o
DDTSS se lembre do que você já traduziu/revisou e facilita a
sua vida se você trocar de máquina e/ou de navegador.  :)

	Há duas listas, a primeira é de "coisas pra traduzir"
e a segunda é de "coisas pra revisar", em qualquer um dos dois
casos, é muito importante que você preencha o comentário de
forma adequada:

		Data: Nick: Ação

	Se eu traduzisse algo hoje:

		20081004: FelipeWiel(faw): tradução.

	Se eu revisasse algo hoje:

		20081004: FelipeWiel(faw): revisão.

	Quando a revisão é de um erro óbvio não precisa de
comentário, mas se é uma sugestão de melhoria, então você
deve justificar a sua sugestão/mudança.

	Uma vez traduzido e ou revisado, você envia a mudança,
os pacotes no DDTP tem que passar por três revisões para
serem aprovados, se você muda algo, o processo volta a zero
e recomeça, se 3 revisores concordam, o pacote é aprovado e
automaticamente adicionado à base do DDTP.

	Estamos aguardando algumas transições de DNS e de partes
burocráticas pra podermos trabalhar num wiki, então alguma informações
ainda estão espalhadas em mensagens nos arquivos da lista, se puder,
leia as mensagens dos links abaixo, elas têm dicas úteis:

http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2007/02/msg00017.html
http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2007/01/msg00005.html
http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2007/01/msg00108.html
http://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2007/02/msg00057.html

	Acho que isso é bastante informação pra um primeiro
e-mail, qualquer dúvida não hesite em escrever. Espero que
você encontre uma área onde se sinta mais a vontade para
contribuir.  :-)

	E obrigado pelo interesse!

Flamarion Jorge