Re: Algumas dúvidas sobre como começar

On 12/31/2006 08:41 PM, Priscila Gutierres wrote:
> Olá
>
> Estou querendo ajudar no trabalho de tradução. Eu tenho uma noção de
> l10n e de como funcionam as coisas.  O que eu entendi foi isso:
>
> 1- Tenho que ver os arquivos que estão precisando de tradução aqui:
> http://www.debian.org/international/l10n/po-debconf/pt_BR#i18n

	Esse é para os trabalhos com po-debconf, você também pode
trabalhar com upstream-po, wml, ddtp (e outros), se quiser, mas o
po-debconf está precisando de bastante ajuda.

> 2- Perguntar à lista se alguém já não está traduzindo

	Não, verifique diretamente na página de status, se não
tiver o pacote em questão, envie o ITT e comece a trabalhar. Pra
isso, você precisa se acostumar com as Pseudo-URLs:

		http://i18n.debian.net/debian-l10n/pseudo-urls.html

> 3- Iniciar a tradução

	ITT

> 4- Submeter a tradução

	RFR

> A etapa que não entendi é a quarta. Para onde submeto o arquivo po com a
> tradução?

	Para esta lista no formato de RFR.

> Seria ao mantenedor do pacote? Tenho que fazer  um relatório
> de bug? Poderiam me informar sobre isso e dizer se é esse o caminho das
> pedras?

	Depois que você passar pelo processo de QA, você vai enviar a
tradução para o mantenedor como um bug wishlist (tag l10n) e também
vai marcar isso com as pseudo-urls.

> Só mais uma coisa: essa lista é tanto para pt_BR quanto para pt_PT?

	Por enquanto sim, depois do Etch não vai ser mais.

> Obrigada pela atenção dispensada,
> Priscila.

	De nada. Qualquer dúvida não hesite em perguntar na lista, nos
próximos dias devemos ter algumas novidades pra ajudar os tradutores
(incluindo a documentação mais organizada). ;)