Re: [[ Reportar bug de descrição ]]

Oi,

Antonio S. de A. Terceiro wrote:
:: Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu isso aí:
:: [...]
[...]
::::	O pacote "bonobo" está com a descrição curta
:::: começando com letra maiúscula e terminando em ".". A
:::: policy não diz nada claramente ou eu realmente preciso
:::: dormir mais e não encontrei a informação?

:: Essas duas coisas estão na Developers' Reference, e não
:: na Policy.

	Verdade. Eu preciso dormir mais. :)

Item 6.2.2
http://www.debian.org/doc/developers-reference/ch-best-pkging-practices.en.html#s-bpp-debian-control

:: A idéia é que se possa forma uma frase assim, juntando o
:: nome do pacote e sua descrição curta:
:: ${PACKAGE} is a ${SHORTDESCRIPTION}

	Inclusive eles recomendam evitar o uso de artigos,
seja "a" ou "the". (package is synopsis)

:: Por isso que a descrição não deve começar com minúscula.

	Minúscula? :)

	Não deve começar com maiúscula e também não deve
terminar com "."

:: Sobre o ponto no final eu não me lembro o porquê dele
:: não dever existir, mas IIRC tá lá escrito.

	Sim, a idéia é que não é bem uma sentença, é apenas
uma cláusula, por isso não deve começar com letra maiúscula
ou terminar com ponto, e sim, está escrito lá. ;)

::::	Se for um "bug", qual é o procedimento certo pra
:::: reportar, me refiro a que tags marcar e qual a prioridade?

:: Acho que minor, já que 'viola' a referência mas não é nada
:: sééério.

	Estive pensando que isso é algo "chato", todo mundo
trabalhando pra fechar RC-bugs e o nosso time reportando
"minor" bugs sobre a descrição que está errada. Embora eu
não tenha me sentido _muito_ confortável num primeiro momento,
repensei e, se mandarmos o patch, a maioria do problema está
resolvido e estamos colaborando para que o pacote esteja de
acordo com a Referência e a Política.

	Seja como for, estamos contribuindo para a melhoria
da qualidade do pacote e do Debian em geral, alguns não vão
gostar, outros não vão ligar, mas acho que enviar o bug e o
patch é uma das muitas formas de contribuir e não deixa de
ser *importante*, já que a descrição curta é uma das
primeiras formas de contato do usuário com o pacote.

// Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>
// GUD-PR / DUG-PR || http://www.debian-pr.org
// GUD-BR / DUG-BR || http://www.debian-br.org
// Debian Project  || http://www.debian.org/