Re: Material Didático Oficial Debian-br

On Thu, 11 Nov 2004 12:40:20 -0200, Claudio Penasio Junior
<penasio@lsi.usp.br> wrote:
> [...]
> o curso, sendo que esses são normalmente muito tendenciosos e fracos, ou
> até mesmo desviam a atenção do foco principal para vender outro
> treinamento. Ou ainda quando o cliente não possui material, sou obrigado
> a gerar rapidamente algumas transparências para dar o curso, o que eu
> acho um tanto improdutivo.
> Sendo assim proponho a criação de um novo projeto no Debian-br para
> criação de um material didático para cursos de Debian GNU/Linux visando
> a criação de apostilas padronizadas e suas respectivas apresentações
> para ensino de temas pontuais como por exemplo:

que tal o debian-br-cdd?

> -Introdução ao Debian GNU/Linux (Instalação, Documentação, bash,
> Comandos básicos unix, Gerenciamento de Pacotes, Configuração e etc.)
> -Administração de Sistemas Debian GNU/Linux (Sistema de Arquivos,
> Administração de Usuários, Administração de Permissões, Backup,
> Agendamento de Tarefas e etc)

O guia foca tem tudo isso. Não tenho certeza se tem sobre o sistemas
de pacote do debian, mas no próprio debian-br.org já tem documentação
disso e muito boa, pois eu usei pra aprender.

> -Customização de Kernel

No debian-br.org têm também

> -Configuração e Manutenção de Servidores de Infraestrutura Debian
> GNU/Linux (DHCP, DNS, LTSP, SQUID e etc)
> -Configuração e Manutenção de Servidores de Arquivos (NIS e NFS, SAMBA)
> -Configuração e Manutenção de Servidores de Internet (Apache, Postfix e
> etc)...

Acho que seria melhor dizer serviços de rede, bem, esses software têm vasta
documentação pela net, oq seria interessante é apontar onde estão os arquivos
de configuração, q varia um pouco de distro pra distro, mas via de
regra,  respondendo umas perguntinhas do debconf, já funciona de
primeira.

por exemplo, no sarge instalar o apache+php, só abrir o aptitude, selecionar uns
pacotes e correr pro abraço, não tem erro.

--
Miguel Di Ciurcio Filho
Linux Professional 102 ID 22833