Material Didático Oficial Debian-br

Olá a todos...

Depois da Conisli 2004, me senti encorajado a propor algumas idéias e a colaborar com o projeto Debian-br. Um dos problemas que profissionais de ensino na área de GNU/Linux têm é sem dúvida o material didático, cada vez que sou chamado para dar um curso, fico à mercê dos materiais didáticos das empresas que "venderam" o curso, sendo que esses são normalmente muito tendenciosos e fracos, ou até mesmo desviam a atenção do foco principal para vender outro treinamento. Ou ainda quando o cliente não possui material, sou obrigado a gerar rapidamente algumas transparências para dar o curso, o que eu acho um tanto improdutivo. Sendo assim proponho a criação de um novo projeto no Debian-br para criação de um material didático para cursos de Debian GNU/Linux visando a criação de apostilas padronizadas e suas respectivas apresentações para ensino de temas pontuais como por exemplo:
-Debian GNU/Linux Desktop
-Introdução ao Debian GNU/Linux (Instalação, Documentação, bash, Comandos básicos unix, Gerenciamento de Pacotes, Configuração e etc.) -Administração de Sistemas Debian GNU/Linux (Sistema de Arquivos, Administração de Usuários, Administração de Permissões, Backup, Agendamento de Tarefas e etc)
-Customização de Kernel
-Configuração e Manutenção de Servidores de Infraestrutura Debian GNU/Linux (DHCP, DNS, LTSP, SQUID e etc)
-Configuração e Manutenção de Servidores de Arquivos (NIS e NFS, SAMBA)
-Configuração e Manutenção de Servidores de Internet (Apache, Postfix e etc)...

Bem essa é minha proposta....
Gostaria de ouvir, digo ler as críticas e sugestões e saber qual seria o próximo passo no caso de aprovação

Valeu...

--
Claudio Penasio Junior
penasio@lsi.usp.br