[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Material Didático Oficial Debian-br



Olá a Todos novamente...

Achei bem coerentes e interessantes toda a thread sobre esse assunto até agora, mas acho que as pessoas não entenderam bem a idéia na plenitude. Minha idéia não é questionar o projeto Foca Linux, projeto que eu acho muito legal e sério. O que eu estou propondo é a abertura de um projeto para desenvolvimento de material didático padronizado com o "selo" Debian-br. Isso pode ou implicar (caso o Gleydson concorde) no aproveitamento de parte do texto do foca para a confecção de alguns módulos, lógico que com os devidos créditos, mas a idéia é muito maior, o que eu estou pensando é em abrir um novo nicho de financiamento para o Grupo, com a confecção de Livros didáticos para curso com um cd de transparências, algo parecido com o que a Conectiva fazia nos primórdios, vendia os livros, porém os mesmos estavam disponíveis para download no site. Um material com o aval do grupo reforçaria a base de argumentos para a utilização de nossa distro. Outro ponto é que todos pensaram no Foca Linux pois acho que é a que todo mundo aqui usou, neste momento o Grupo Debian BR tem um grande projeto que é o Debian-br-cdd, que é um debian para desktop, então um bom início seria desenvolver ou adaptar um material que apoiasse essa distro, não estou falando de um How-to de instalação, mas por exemplo um guia de utilização do Debian em escritórios, para cursos em ambientes que sofreram migração de desktops, mais uma vez "eu sei que existe a apostila do Metrô de OpenOffice.org, além do material do próprio projeto OpenOffice". Mas poderíamos pensar de uma maneira mais abrangente reunindo nossas experiências de migração, que não se resumem ao Openoffice.org, mas também ao Evolution, a questão de utilização dos dispositivos de cdrom e floppy, configuração do modem para acessar a internet, gerenciamento de arquivos e outras coisas mais. Quando falo em treinamento, isso não inclui apenas os administradores de sistema, mas as pessoas que gostaríamos que usassem a distro das maneiras mais diversas. Outra idéia seria um material sobre como utilizar o Debian como plataforma de desenvolvimento de aplicações para usuário final, como a confecção de um programa de locadora por exemplo.

Bem é isso acho que agora devo ter explicado melhor, agoram podem descer alenha de novo ...:)

Claudio Penasio Junior escreveu:

Olá a todos...

Depois da Conisli 2004, me senti encorajado a propor algumas idéias e a colaborar com o projeto Debian-br. Um dos problemas que profissionais de ensino na área de GNU/Linux têm é sem dúvida o material didático, cada vez que sou chamado para dar um curso, fico à mercê dos materiais didáticos das empresas que "venderam" o curso, sendo que esses são normalmente muito tendenciosos e fracos, ou até mesmo desviam a atenção do foco principal para vender outro treinamento. Ou ainda quando o cliente não possui material, sou obrigado a gerar rapidamente algumas transparências para dar o curso, o que eu acho um tanto improdutivo. Sendo assim proponho a criação de um novo projeto no Debian-br para criação de um material didático para cursos de Debian GNU/Linux visando a criação de apostilas padronizadas e suas respectivas apresentações para ensino de temas pontuais como por exemplo:
-Debian GNU/Linux Desktop
-Introdução ao Debian GNU/Linux (Instalação, Documentação, bash, Comandos básicos unix, Gerenciamento de Pacotes, Configuração e etc.) -Administração de Sistemas Debian GNU/Linux (Sistema de Arquivos, Administração de Usuários, Administração de Permissões, Backup, Agendamento de Tarefas e etc)
-Customização de Kernel
-Configuração e Manutenção de Servidores de Infraestrutura Debian GNU/Linux (DHCP, DNS, LTSP, SQUID e etc)
-Configuração e Manutenção de Servidores de Arquivos (NIS e NFS, SAMBA)
-Configuração e Manutenção de Servidores de Internet (Apache, Postfix e etc)...

Bem essa é minha proposta....
Gostaria de ouvir, digo ler as críticas e sugestões e saber qual seria o próximo passo no caso de aprovação

Valeu...



--
Claudio Penasio Junior
penasio@lsi.usp.br
Laboratório de Sistemas Integráveis -EPUSP



Reply to: