padronização do vocabulário técnico brasileiro da Debian

Olá pessoal.

É o chato do VP de novo :)

Idealmente, um projeto de padronização do vocabulário técnico da
computação deveria ser a raíz a partir da qual termos específicos a este
ou aquele grupo seriam juntados. Num tal projeto, universidade,
editoras, escritores, desenvolvedores e usuários de computadores
deveriam estar reunidos. É um projeto muito ambicioso. Deixo-o de lado.

Na falta deste projeto, proponho o de padronização do vocabulário
técnico brasileiro da Debian. E só o proponho porque estou disposto a
levá-lo à frente.

Segundo consta em nossa página oficial, "A Debian é um sistema
operacional (SO) livre para seu computador". Debian não é Linux. Debian
GNU/Linux é, por assim dizer, uma das faces do projeto Debian, talvez a
mais popular, aquela que se utiliza do kernel Linux. Debian GNU/Linux (e
não Debian, em geral), podemos dizer, é uma distribuição Linux.

O VP faz parte do projeto da ldp-br, (Linux Documentation Project -
br). Nesta medida, não pode ser o centro do nosso próprio projeto de
padronização do vocabulário. "do nosso" quer dizer "do projeto de
padronização do vocabulário técnico brasileiro da Debian.

Isto significa romper com o VP? Abandoná-lo? Não interagir?
Não. Não. Não. Significa torná-lo paralelo. Teremos nosso VP,
compartilhando (se não houver restrições legais) com o VP da
ldp-br. Importaremos o seu vocabulário, o alteraremos ou não, conforme
queiramos, e disponibilizaremos nossos acréscimos e/ou
alterações.

O que proponho é apenas uma forma de autonomia, não de separação ou
isolamento. Não quero isto. E há razão de fundo para propor esta
separação é o fato, apontado acima, de que Debian não é Linux.

Já tenho algumas idéias sobre a implementação do projeto. Mas, antes,
gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
chave pública: hkp://wwwkeys.pgp.net