Re: po-debconf: ISO-8559-1 ou UTF-8?

On Mon, Sep 20, 2004 at 04:38:36PM -0300, Tiago Bortoletto Vaz wrote:
> Pessoal,

Olá,

> estou com essa dúvida. Há pouco tempo atrás vi um patch do André Lopes
> referente  a conversão de UTF-8 pra ISO-8559-1 num template que
> traduzi. Numa outra tradução entendi que o mantenedor (é tú Guilherme
> :o)) prefere deixar em UTF-8.
>
> Alguém pode em dar uma explicação e uma sugestão sobre qual
> codificação é melhor usar pra pt_BR? Eu participei de uma discussão
> nesse sentido no debconf4 mas sou péssimo pra entender inglês falado e
> acabei não sacando qual foi a conclusão :o)

Utilize ISO-8859-1 para traduções de templates debconf. Todos os
templates debconf traduzidos até hoje estão usando ISO-8859-1, menos os
do debian-installer. Na verdade, os do debian-installer são traduzidos
usando ISO-8859-1 e convertidos para UTF-8 em tempo de geração dos
pacotes que compõem o debian-installer.

Bom, na verdade, somente agora que o esquema de tradução do debian-installer
mudou para o esquema de somente um único arquivo "master", esse arquivo
master, que engloba todos os outros templates em um único arquivo, é
editado usando UTF-8.

Migrar tudo para UTF-8 é um objetivo pós-Sarge, pelo menos até onde
entendi. Fazer essa mudança nesse momento, próximo da lançamento do
Sarge, é pedir por problemas.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||