Re: Como construir um programa "localizavel"

Agney Lopes Roth Ferraz writes:
 > apt-get install gettext-doc
 > tem tudo que voce precisa.
 > nao sei se a documentacao existe em portugues. :)

Olá (de novo)

Já li o manual do GNU gettext (em inglês), ja li "Internacionalização
de Projectos em Software Live" uma apresentação sobre o assunto muito
bem escrita, e em Português (de Marcelo Malheiros, Brasil) e posso
dizer que já sei alguma coisa sobre o assunto.

Já construí alguns programas com a inclusão do gettext, tanto um de
brincadeira (o "olá mundo"), como um dos programas que eu quero
modificar.

No entanto tenho agora o seguinte problema.

Como incorporar a internacionalização no GTK. O programa que eu estou
a tentar modificar (Eukleides/Xeukleides) além do conversor que
funciona em modo texto e que já está modificado tem também um
editor/visualizador que usa o GTK como biblioteca gráfica...

i) Já modifiquei todas as mensagens "normais"

ii) Já modifiquei todas as mensagens que são geridas pelo GTK

iii) !!! Não sei como modificar as entradas dos menus !!!

Já procurei obter informação mas até ao momento não consegui achar
nada.

As entradas que geram o menu (e que podem ser alteradas para o
português manualmente) são as seguintes:

static GtkItemFactoryEntry Entry[] = {
  {"/Fil_e", NULL, NULL, 0, "<Branch>"},
  {"/File/_New", NULL, areyousurefunc, 0, "<Item>"},
  {"/File/_Open", "<control>O", areyousurefunc, 1, "<Item>"},
  {"/File/_Save", "<control>S", savefunc, 0, "<Item>"},
  {"/File/Save _As", NULL, saveasfunc, 0, "<Item>"},
  {"/File/sep", NULL, NULL, 0, "<Separator>"},
  {"/File/_Quit", "<control>Q", areyousurefunc, 2, NULL},
  {"/_View", NULL, NULL, 0, "<Branch>"},
  {"/View/So_urce", NULL, setview, 0, "<RadioItem>"},
  {"/View/_Figure", NULL, setview, 1, "/View/Source"},
  {"/View/sep", NULL, NULL, 0, "<Separator>"},
  {"/View/Sna_pshot", NULL, snapshot, 0, NULL},
  {"/Hel_p", NULL, NULL, 0, "<LastBranch>"},
  {"/Help/A_bout", NULL, aboutfunc, 0, NULL}
};

Como é que se pode "incorporar" o gettext nisto?

Obrigado.

--

Pedro Quaresma de Almeida
e-mail: pedro@mat.uc.pt