Re: [wml] mirror

Obrigado lagc,

Só posso agradecer pelas correções.
Tomarei mais cuidado, e procurarei *Entre tanto* revisar *mias*. :)

segue o novo wml para commit (update).

On Thu, 27 Jun 2002 02:50:29 -0300
Luis Alberto Garcia Cipriano <lagc@cipsga.org.br> wrote:

> [...]
> muito se eles chegam a 2kbps ou a 30kbps já que eles são absolutamente
> pequenos, a questão de se ter muitos mirrors do web site é útil
> levantar-se.
>

> Afora o "entretanto", a frase acima ficou truncada. Seria "as quais você
> pode não necessitar" ?
>
> Desculpe pela pressa e forma não tão adequada de "revisar".
>
> Abraços,
>
> Luis Alberto.
>

> --
>    Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br - ICQ#30169722
>          Músico, Programador, Tradutor e Jornalista voluntário

----
Elcio Mello - SwaP
Use it, abuse it, It's Free
GNU/Debian --->>> www.debian.org
----
#use wml::debian::template title="Mirrors do web site do Debian"
#use wml::debian::toc
#include "$(ENGLISHDIR)/mirror/webmirrors.data"
#use wml::debian::translation-check translation="1.27" translation_maintainer="Elcio Mello"

<toc-display/>

<hrline>

<toc-add-entry name="list">Lista dos mirrors wbe</toc-add-entry>

por favor fale conosco. Se seu país já está na lista, provavelmente ele
incentivamos</strong> a criação de novos mirrors para o web site do Debian.

<toc-add-entry name="whynot">Por que nós não precisamos de mais mirrors web</toc-add-entry>

FTP, mesmo, que você necessite mudar os arquivos de configuração do Apache de vez
em quando) e custo  de recursos do patrocinador. Entretanto, devido a natureza das páginas
web, as quais você pode não necessitar fazer download com frequência e não se preocupar
muito se eles chegam a 2kbps ou a 30kbps já que eles são absolutamente pequenos,
a questão de se ter muitos mirrors do web site é útil levantar-se.

rápidas, e por ex: acessar a página www.debian.org a partir de um outro continente era terrível
e mais lento que uma típica conexão de modem. Então nós organizamos a criação de mirrors
e vários mirrors do site web vieram a existir. Dez (ou onze, se você contar
a Turquia) deles estão na Europa.

de maneira que não terá a necessidade de um monte de mirrors. De fato, devido ao
aumento de velocidade dos links entre a Europa e a América, mesmo assim
não é lento o acesso a www.debian.org da Europa.

nos continentes onde já existem mirrors. Por favor respeite
nosso desejo. Obrigado por sua cooperação.

<hrline>

aos resposáveis dos mirrors existentes.</strong>

<toc-add-entry name="how">Processo de Mirror</toc-add-entry>

anonymous aos arquivos do web site. Você pode configurar o acesso autenticado com o
responsável pelo site a partir do qual voc^deseja fazer o mirror, por favor envie um e-mail para

servidorthe server de sua conveniência. Para obtê-lo, você pode usar o
arquivo de configuração</a>, o qual pode ser executado a partir do crontab, e fará
tudo automaticamente. Siga as instruções do script para ter certeza
que tudo ocorreu bem.

<h3>Fazendo um mirror a partir de um 'push mirror'</h3>

para minimizar o tempo gasto no exame dos repositórios dos mirrors.
O servidor usa um gatilho ssh para informar o mirror cliente para se
atualizar.

comando. Além disso, o mirror segue sendo `pull' de maneira que <strong>não</strong>
é possível corromper o conteúdo dos repositórios por meio de um 'push mirror' forjado.
Alguns administradores tem demonstrado relutância para usar este método de
mirror devido aos medos de que o método possa abrir sua máquina para invasão.
Isto simplesmente <strong>não</strong> é verdade.

como configurar um 'push mirror', por favor veja <a href="push_mirroring">a explicação
completa</a>.

<toc-add-entry name="when">Quando fazer mirror</toc-add-entry>

isto. Se não, você deve calcular o o tempo para se fazer a cópia para seu site
de acordo com as datas do arquivo timestamp do diretório
<code>/mirror/timestamps/</code> do mirror do web. Adiciona mais algum
tempo, digo uma meia hora, ao tempo e entao copie.

o cron. Veja <kbd>man crontab</kbd> para detalhes.

<toc-add-entry name="sponsor">Anunciando o patrocinador do mirror</toc-add-entry>

e deve ser substituidos por você. Eles existem para você anunciar seu site e
as pessoas saberem que você é o patrocinador. Os originais estão sob
que você está fazendo o mirror tenha substituido o Debiam fornece esses com exemplos.
A sugestão para o tamanho maximo de seu logo é 120x60.

para selecionar o idioma preferido, você pode criar um
<code>sponsor.html</code> para idiomas diferentes. Para fazer isto simplemente crie um
sponsor.&lt;idioma&gt;.html para cada &lt;idioma&gt; que você deseje.

fazendo o mirror.

<toc-add-entry name="configure">Configurando o servidor web</toc-add-entry>

<h3>Various Web Server Changes</h3>

e usar <code>/doc</code> nas págnas web.  Isto siguinifica que você deve comentar
a linha `<code>Alias /doc/ /usr/doc/</code>' do seu arquivo
<code>/etc/apache/srm.conf</code> .

<P>Nota: todos nossos scripts CGI são executados centralmente em on cgi.debian.org, sendo assim você
não precisa se preocupar com eles.

<h3><a name="cn">Negociação de Conteúdo</a></h3>

servidor o tipo de documento que deve ser mostrado. Quando houverum número
de uso disto, o mais comum é negociar em qual o idiomat um documento
deve ser mostrado. Usando isto permitirá ao Debian servir suas páginas em
mais de um idioma de maneira (técnicamente) muito elegante.

<P>Para quem está usando Apache, a mudança é quase trivial.
Simplesmente adicione esta opção:

<pre>
Options +Multiviews
</pre>

<kbd>/etc/apache/access.conf</kbd> , e restart o servidor.

que estarão no site web. Isto é feito usando o rótulo (tag)
<kbd>AddLanguage</kbd> . O Seguinte é a lista dos idiomas
já usados - esperamos mais tarde adicionar mais:

<pre>
  AddLanguage en .en
<:
foreach $l (keys %langs) { push @codes, $langs{$l}; }
foreach $c (sort @codes) { print "  AddLanguage $c .$c\n" if (($c ne "en") && ($c ne "zh")); }
:>  \
  AddLanguage zh-CN .zh-cn
  AddLanguage zh-HK .zh-hk
  AddLanguage zh-TW .zh-tw
</pre>

circunstâncias, assim é uma boa idéia adicionar todos os idiomas servidos na opção
LanguagePriority, desta maneira:

<pre>
<:
print "LanguagePriority en fr es ";
foreach $c (sort @codes) { print "$c " if (($c ne "en") && ($c ne "fr") && ($c ne "es") && ($c ne "zh")); }
print "zh-CN zh-HK zh-TW\n";
:>\
</pre>

certifique-se de que qualquer configuração <code>AddDefaultCharSet</code> está
comentada o configurada para `<code>Off</code>'.

modificar a entrada <code>DirectoryIndex</code> em
<code>/etc/apache/srm.conf</code>. O seguinte deve ser suficiente:

<pre>
DirectoryIndex index index.html
</pre>

<h3>Redirecionamento</h3>

feito mirror das mesma por muitos sites, nós temos separado elas do site principal. Embora
muitos links devem ser convertidos para usar as novas localizações, você é incentivado a
adicionar um redirecionador para outro site, assim nenhum link é quebrado. Isto pode ser feito em
<kbd>/etc/apache/srm.conf</kbd>. Por exemplo:

<pre>
Redirect /Lists-Archives http://lists.debian.org/
Redirect /search http://search.debian.org
Redirect /Packages http://packages.debian.org