Trabalhos com o Debian-Installer

Ola pessoal,

Esta semana começei a estudar o Debian installer e ver as possibilidades que ele poderá oferecer
para nossa distribuição Debian e arrumei um HD para fazer testes com o futuro sistema de
Instalação da Debian.

Quero dar meus parabéns ao Andrelop pela tradução que ele fez nos potfiles, elas estão
bastante claras e objetivas para um sistema que será usado por um usuário leigo que está
tendo o primeiro contato com a distribuição Debian. Revisei todos os arquivos e realmente
não tive dúvidas em aproveitar este e-mail e também parabeniza-lo pelo trabalho de tradução :-)

Após tentar iniciar os testes compilando a instalação, atualizei os potfiles dos diretórios que
para checagem de tradução e futura compilação (apenas a remoção dos cabeçalho fuzzy do
arquivo). Após ler a documentação tive algumas dúvidas que resolvi postar na lista para padronizar
os inicios dos trabalhos com este novo sistema de instalação:

Existe um novo termo usado para o sistema de isntalação chamado de "retrieve". A tradução
"ao pé da letra" seria "puxador", "obtedor" ou algo do tipo. Mas lendo a documentação
(em especial o arquivo retrieve.txt), vi que a tarefa dele é selecionar o método de isntalação que
será usado durante o processo (cdrom, disquetes, rede, disco rígido local, etc).

Acho melhor colocar a tradução como "método" (para ter o sentido correto em pt_BR), mas
o motivo principal de postar esta mensagem para a lista é discutir uma lista de termos padrões
para o novo instalador. Não penso em uma coisa chata e discussões longas que roube nosso
tempo de desenvolvimento, mas algo simples para a lista saber o que está havendo durante o
processo de tradução e ter um ponto de referência para ser usado pelos outros tradutores
e pelo menal de instalação mantendo a coerência com o sistema de instalação documentado.

Quero iniciar os testes com o Debian Installer ainda essa semana, e reportar para a lista as
diferenças principais comparadas aos boot-floppies :-)

Um abração a todos!

Gleydson Mazioli da Silva
gleydson@debian.org
gleydson@cipsga.org.br