Re: Guia Prático para o Debian GNU/Linux

Gustavo Noronha Silva wrote:

Alô Pessoal,

Alô

(...)

Eu gostaria de pedir que vocês que conhecem mais dicas sobre o Debian
que acham que todo usuário Debian *deveria* conhecer e que me dessem
dicas de como melhorar o texto

http://debian-br.sourceforge.net/documentacao.html

Acabei de dar uma conferida na versão on-line html para não dar sugestões já aproveitadas. É sempre a versão mais recente aquela?

na seção "Documentos feitos em casa"... por favor dêem retorno rápido
pois eu e o Pablo (spectra) estamos doidos para começar a traduzir
pra inglês =)

Ops, desculpe a demora em responder...

[]s!

Imprimi a versão postscript e rabisquei algumas sugestões que seguem por ora até o capítulo 1 somente. Em alguns dias envio comentários sobre os demais.

0 (?). "Nota Inicial" ou "Aviso Inicial" ou "Advertência" ou "?" (não consegui pensar num título claro o suficiente)

Pequena nota só pra avisar que o guia trata basicamente de comandos no bash (estou certo?). Uma possível redação:

"Os comandos e sintaxe exemplificados neste guia devem ser usados a partir do bash via um terminal modo texto ou um emulador de terminal (ex: xterm, gnome-terminal) caso você esteja em modo gráfico. Quando indicado (na maioria dos exemplos) você deve deter os privilégios de superusuário (use o comando su para obtê-lo ou efetue login como superusuário)."

Falando nisso, já vi em outros manuais, howtos, etc... usar o $ e # na frente dos comandos para diferenciar comandos de superusuário dos que podem ser executados por usuários comuns. Me parece útil pois só de olhar pro exemplo já da pra saber (apesar de que alguém pode tentar digitar o #...). De uma forma mais abrangente, existe alguma normatização estabelecida sobre isso na documentação do Debian ? (Depois procuro também) Só pra tentar dar maior consistência aos exemplos.

Capítulo 1:

Sugiro que seja escrita uma brevíssima introdução para o capítulo que daria um panorama geral. Pode ser um pouco teórico demais pra um guia prático, mas me parece cabível.

Tal Introdução conteria:

- Origem histórica do sistema de pacotes do Debian indicando quando, por quê e como surgiu: brevíssima mesmo... (até pra não duplicar conteúdo de um outro documento, acho que é "Debian History", que fornece maiores detalhes) - Enumeração sucinta dos programas, formatos a serem abordados com brevíssima descrição (deb, dpkg, apt, dselect) - Poderia terminar com algo tipo "A seguir abordaremos o uso prático dessas peças para gerenciar um sistema Debian."

Posso escrever esse trecho (depois de pesquisar, claro) se você quiser, aí depois te mando.

1.3

Ótimo usar links para outros documentos. Do lado dos documentadores evitamos duplicidade de de trabalho (na escrita e posterior manutenção) bem como a redundância de temas. Do lado do usuário encaminhamos aquele que quer se aprofundar em um tópico específico e ao mesmo não estufamos demais o documento. Existe alguma forma consistente e recomendada (em SGML ?) sobre como fornecer links para outros documentos (especialmente os do próprio Debian) ? Pois manter links inválidos pode dar trabalho no futuro.

1.4

Poderia ser brevemente descrita a diferença entre expurgar e desinstalar, talvez entre parênteses mesmo, assim:

desinstalar (mas mantendo os arquivos de configuração gerados)
expurgar (apagando também os arquivos de configuração)

1.5

Seria bom talvez mudar a ordem de apresentação dos assuntos:

a) Explicar o que são .tgz e sugerir o alien (com o exemplo e avisando que será gerado o deb que pode ser instalado com o dkpg)
b) Apontar a instalação via tar (com as devidas ressalvas)
c) Explicar o que são .rpm e também sugerir o alien (com exemplo também)
d) Dizer que apesar de o sistema rpm estar disponível no Debian, não é recomendável...

Se você quiser eu posso rescrever de acordo com o roteiro acima e depois te mandar.

Espero que os comentários ajudem. Estou tendo menos tempo do que eu queria para ajudar :-( Mas preferi mandar só até aqui mesmo porque sabe-se lá quando terminaria...

Mandei pra debian-l10n conforme instruções anteriores. Interpretei corretamente ?

Dando uma passada lá no debian-br.sourceforge.net/desktop vi que o meu nome consta duas vezes (uma com N/A, N/A, outra com N/A, aplicativos de som). Bem que eu queria ser dois :-) Mantenha a segunda apenas.

Abraços,

Luis Alberto.