Apresentação: Luis Alberto

 Nome: Luis Alberto Garcia Cipriano, 22
Cidade: Ribeirão Preto - SP
Área de trabalho em informática: Desenvolvimento para Internet (php-based) e informatização de consultório médico.
Editor de textos: vi
Aonde pretendo ajudar para o Guia pra o Desktop:

- Som: Pouco de configuração (não tenho muito experiência), mas principalmente aplicações que lidam com som (Glame, lilypond, XMMS, Cd-players (CDDB) ). Posso escrever a parte sonora (de vídeos pouco entendo) do item "Aplicativos Multimídia", dando um panorama das aplicações que lidam com som e aplicações destinadas a uso por músicos (não estão tão desenvolvidas ainda mas já dá pra trabalhar bem em algumas áreas). Kov, fico com metade de "Aplicativos Multimídia" (Quem aí trabalhou com vídeos pra escrever a outra metade?)

- Ambientes de Trabalho (gnome1.4, por ora via pacotes do Ximian, mas assim que sair o woody stable, ou antes, talvez, via pacotes do Debian mesmo)) e Gerenciador de Janelas (icewm, principalmente sem gnome, indicado para estações de trabalho isoladas com hardware mais modesto, que me parece apropriado apontar também no Guia) . Me parece que como todos nós usamos diariamente um ou outro ambiente de trabalho, esse capítulo realmente vai ser escrito a muitas mãos.

Fora isso, com minha experiência em PHP (mas quero aprender os outros ambientes que estão sugerindo também) posso ser útil na implementação e customização de um sistema de edição ou comentários curtos on-line de arquivos texto (traduções e guias) destinado aos que tiverem pouco tempo para colaborar ou só puderem ajudar em pontos bem específicos. Também gostei da idéia de um espaço para compartilhar arquivos de configuração (por exemplo, XF86Config) que acho que foi o Kov que levantou, não sei se já estão pensando como implementar, mas acho que posso ajudar a montar o sistemazinho pra receber e gerenciar as colaborações.

Segue uma descrição mais subjetiva de como cheguei por aqui:

Previamente (passagem dos anos 80 pros 90), tive meu primeiro contato com informática com TK-85, TRS-80 e MSX (nessa ordem), programando em Basic e com uma breve incursão pelo Assembler. Seguindo nos anos noventa tive um contato com PC-XT e Dbase III (aquela linguagem dele, xbase?) por participar da informatização primeira do consultório do meu pai (na verdade quem levou a idéia em frente foi meu irmão mais velho, na época estudante de Medicina), na época eu já não tinha maiores interesses com informática mas ainda aprendi alguma coisa. Com o advento dos 286 e 386, e o (bleargh) Win3.1, eu me afastei deliberadamente (porém não de forma inteiramente consciente) pelo que me pareceu um retrocesso, em especial esse enfoque abusivo sobre a interface gráfica em detrimento do controle real sobre o sistema.

Minha experiência em GNU/Linux começa um ano e meio atrás (Início de 2000), inicialmente com o Conectiva e do fim do ano passado pra cá, o Debian. Voltei à informática na segunda metade de 1999 para resolver problemas de hardware e software (travamentos de micros windows...) aqui em casa, baseando-me no "Hardware - curso completo" do Gabriel Torres, outros livros e informações na Internet. De lá pra cá já montei vários micros e presto manutenção aqui em casa e pros familiares próximos. Ao conhecer mais sobre a subutilização a que um sistema Microsoft based submetia o hardware, e ler em fontes diversas que um tal Linux era a solução, tive as primeiras referências de que existia outro mundo.

Voltei à programação e sistemas operacionais (sempre autodidaticamente a partir de livros) já em 2000, quando fui chamado por meu irmão (da área de Marketing, argh, e usuário de Internet já há uns 4 anos antes e fatalmente usuário moldado pelos produtos Micro$oft) pra trabalhar numas idéias que ele tinha pra sites, sendo que eu seria o responsável pela parte técnica e programação. Lá fui eu então aprender HTML, PHP, SQL e afins, inicialmente com uma estação Windows (que em poucas semanas já me limitava pelas ferramentas, ou direcionadas para o universo wyswig, ou rudimentares (para edição de código), além da instabilidade e ineficiência do sistema operacional), mas logo depois mudando pra uma estação usando Conectiva Linux, muito mais produtiva para mim e daonde comecei a vislumbrar a existência do Software Livre e de Código Aberto.

No fim do ano passado instalei o Debian e conheci o Debian Project, chegando a ele principalmente pela filosofia do movimento (que se encaixa perfeitamente no meu projeto de vida e de um mundo melhor). Confesso que tive um pouco de dificuldade (mas nem mandei pra lista users-portuguese :-( , que só viria assinar há três meses) mas hoje tenho uma estação perfeitamente funcional e de trabalho para minha atividade como programador de sites e sistemas para consultório médico. E tenho tomado conhecimento, via lista, debian weekly news e documentações sobre o debian project, da importância e necessidade do projeto, bem como as diretrizes filosóficas e éticas e do grande trabalho já feito, e estou disposto a colaborar.

Off-topic: Também sou músico (violão de 8 cordas), com especial predileção por choro. Daí se explica meu interesse por edição de partituras (hoje uso o lilypond para tal) e aplicações para músicos.

Desculpem a mensagem um pouco longa e talvez desnecessária, doravante vou botar mais a mão na massa, prometo :-)

Até mais,

Luis Alberto.