Produção do Guia Desktop para o Debian GNU/Linux

Olá pessoal,

Bem vindos ao "task force" para produção do Guia para Desktop no
Debian GNU/Linux!!

Eu me propus a coordenar esse movimento e portanto estou enviando
esse email. Logo agora já vou avisando que esse é o último email
sobre isso que mando pra a Debian-User-Portuguese portanto peço para
que possíveis respostas e discussões sobre esse assunto
sejam feitas para a debian-l10n-portuguese

portanto, senhores e senhora [=)], inscrevam-se na lista
debian-l10n-portugese, mandando um email para
debian-l10n-portuguese-request@lists.debian.org com 'subscribe'
no assunto.

Essa é a lista de pessoas que já me mandaram email se disponibilizando
para ajudar:

Paulo Henrique Baptista de Oliveira <baptista@linuxsolutions.com.br>
"Kairo F. de Araújo" <kairo@jfnet.com.br>
Goedson Teixeira Paixao <gopaixao@dcc.ufmg.br>
Rafael Sasaki <sasaki@solar.com.br>
Michelle Ribeiro <electra@uol.com.br>
Douglas Correa <douglas.correa@uol.com.br>

espero não estar esquecendo ninguém, espero que não tenha colocado alguém
a mais também... se esqueci, por favor me envie um email...

Para começar, o PH mandou um "índice" sobre o que deveria ser tratado...
aqui vai ele então (meus comentários estão antecedidos por -->):

Destkop Debian GNU/Linux

Falar sobre o desktop GNU/Linux e o desktop Debian GNU/Linux especificamente
que vem se tornando uma realidade. Como em servidores. Falar porque
Debian e nao outras.

--> eu acho que o foco deve ser desktop agora.. esqueçam que o Debian
pode ser (e foi escolhido como a melhor escolha para) servidor...
imaginem uma pessoa que só quer escutar seus mp3s (ogg! ogg!) e editar
seus documentos de forma muito simples...

Instalacão Básica

Pegar coisas do guia de instalacao da debian

--> ótimo... um guia mamão com açúcar sobre isso... já com a cabeça no
caso da pessoa ter uma partição windows no hda1 e tudo mais...

Instalacão em Rede

--> acho que isso não deve ser tratado, PH, é um pouco avançado para um
usuário de desktop... apesar de não ser difícil é desnecessário, na minha
opinião...

Cobrir PPP, ISDN/ADSL e Ethernet

--> ótimo... interfaces gráficas aos montes... gkdial, qtisdnlinux, etherconf

Instalacão em Grupo

--> o que seria isso? =)

Instalacao de varios desktops ao mesmo tempo!

--> hein?

Hardware Suportado

5.1 Som

--> ok... temos de fazer um apanhado das placas mais usadas e fazer mini-guias
passo a passo pra eles... acho que vou colocar o sndconfig no meu repo...

5.2 Impressoras

--> essa eu passo...

5.3 Scanners

--> idem...

5.4 Placa de Video

--> ótimo... assim como o Som, devemos pegar as mais usadas... (as sis por
exemplo) e fazer guias passo a passo... talvez colocar alguns XF86Config
pré-preparados... não esquecendo do teclado! O gnome tem aquele applet
que configura o teclado facim facim =)

5.5 etc

Manutencao e Atualizacao do Desktop

6.1 Individual

6.2 Em grupo

6.3 Mirror Debian

--> vamos ensinar a usar apt mesmo ou vamos sugerir o uso do deity-gtk,
ou do gnome-apt (esse parece morto...), aptitude?

Ambientes de Desktop

--> qual vai ser nossa escolha? ou fazemos em paralelo GNOME e KDE?
meu voto é gnome... (eu sei que o spectra vota KDE =)) temos de
ensinar kdm ou gdm... sinceramente (deixando de lado meu amor pelo gnome...)
o gdm parece mais maduro... quem viu a última versão deve saber o que
eu tô falando... e configurar outras sessões nele é trivial...

Gerenciadores de Janela

--> uma passada rápida... explicar bem o que é o startx e como configurar
para um window manager ser aberto com ele...

Jogos

--> koth! koth! koth! =) error? =)

Aplicativos Educacionais

Aplicativos Multimidia

Aplicativos para desktop

bom... eu espero comentários... desculpem pelo enorme email...
só para lembrar: o guia não vai ser o que eu ou o PH ou qualquer
outra pessoa quer... o guia vai ser o que for feito por nós...

então vamos ao trabalho! Eu gostaria de saber quem quer escrever
sobre o que... podemos ir produzindo capítulo por capítulo em
vários doczinhos sgml e depois eu junto tudo... ninguém sabe sgml?

não é problema... vou colocar a estrutura básica aqui:

----- qualquercoisa.sgml --------------------------------------------
<!doctype debiandoc system>
<book>
<title>Aqui vem o Título do Livro</title>

<author>
</author>
<author>
</author>

<abstract>
Pequeno resumo sobre o que é o documento
</abstract>

<copyright>
<copyrightsummary>
Copyright &copy; 2001 Nome do Copyright Holder
</copyrightsummary>
Pequena nota de copyright (esse manual vai ser FDL! ok?)
</copyright>

<toc>

<chapt id="iddocapitulo1">Título do Capítulo 1
algum texto
novo parágrafo
<sect id="iddasect">Título da Seção 1
algum texto
<sect1 id="iddasubsect">Sub-seção 1
texto na sub seção, veja <ref id="iddocapitulo1"> para maiores
informações.
</sect1>
</sect>
</chapt>

</book>
--------------------- fim do arquivo.sgml ----------------------------

compile isso com:

debiandoc2html -l pt_BR arquivo.sgml

(ou debiandoc2qualqueroutracoisa... veja os que existem...) esse comando
está no pacote 'debiandoc-sgml'...

veja o resultado para entender melhor o funcionamento do sgml... é muito
bom ver também os sgml dos documentos que eu já escrevi.. tem muitas
tags que podem ser muito úteis (ex: <example>texto</example>)

UFA....

acho que é isso... o resto é trabalhar... desculpem o email tamanho
família-do-seu-barriga, mas acho que temos tudo pra levar isso a diante...

aguardo retorno! (na debian-l10n-portuguese!!!!)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |