Re: Fwd: Uso de AR nos pacotes .DEB

On Fri, Jul 13, 2018 at 03:29:48PM -0300, Antonio Terceiro wrote:

> O motivo exato é difícil de saber, eu acho que provavelmente foi só a
> escolha arbitrária de quem implementou o formato na época (1994).

Olhando o Changelog.old em https://anonscm.debian.org/git/dpkg/dpkg.git:

* dpkg-deb now supports new flexible format, but old format still default.

É a única indicação.

ar era o formato utilizado para bibliotecas na época do a.out, se não me
engano. Ainda é o formato para bibliotecas estáticas. E olhando o código
do dpkg 1.0.0 [1], pareceu bem fácil de implementar, além de permitir o
uso de uma ferramenta ubíqua na época. tar tem vários formatos
incompatíveis entre si, mas não foi impeditivo pra usá-lo pro
control.tar e data.tar. Tudo isso é especulação. Talvez valesse
perguntar ao Ian Jackson, caso ele se lembre.

[1] http://archive.debian.org/debian/dists/Debian-0.93R6/source/base/dpkg-1.0.0.tar.gz

Curiosamente, o formato antigo ainda é suportado, mesmo depois de 25
anos. `man 5 deb-old`. E `man 5 deb` para o formato novo.

> se você precisar de um .deb de 10GB, provavelmente está fazendo algo
> errado. existem ferramentas pra distribuir arquivos imensos assim, e um
> pacote .deb certamente não é uma delas.

Algum caso específico que você esbarrou? Daí, talvez seja possível
sugerir outra forma de distribuir tal conteúdo.

Além do mais, dpkg hoje suporta diferentes formas de compressão pro
data.tar, e talvez alguma permita reduzir o tamanho de forma suficiente.

Abraços.
Cascardo.