Re: Fwd: Uso de AR nos pacotes .DEB

On Fri, Jul 13, 2018 at 02:28:29PM -0300, Thiago Marinello wrote:
> Olá, pessoal.
>
> Recorro a experiência de vocês para tentar me explicar por que diabos
> os pacotes .deb usam "ar" e não "tar"?
>
> O formato do ar usa um campo de 10 bytes para representar o tamanho do
> arquivo, o problema é que o valor é codificado em ASCII, o que me
> parece muito tosto. Isso faz com que o limite seja "9999999999" bytes,
> mas poderia ser 2^80 caso o valor fosse codificado em binário.
>
> Alguém sabe por que o ar é o formato escolhido?

O motivo exato é difícil de saber, eu acho que provavelmente foi só a
escolha arbitrária de quem implementou o formato na época (1994).

> E no caso de
> precisarmos de um pacote .deb com tamanho da ordem de 10Gbytes, há
> alguma forma elegante de suportar isso?

se você precisar de um .deb de 10GB, provavelmente está fazendo algo
errado. existem ferramentas pra distribuir arquivos imensos assim, e um
pacote .deb certamente não é uma delas.