[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Mentor de pacote



PessoALL, desculpem a demora pra responder. É que o banco bloqueia acesso ao gmail (dentre outras coisas) a partir da rede interna e responder do celular é meio ruim.

Fico muito feliz com os ótimos feedbacks que recebi. Vamos lá tentar responder:

- Gilberto, exatamente! O Perry tem um repositório no OBS que ele usa pra compilar a partir do source (que ele mantém no Portal do Software Público Brasileiro) e gerar pacotes pra várias distribuições. No banco, tenho pegado os .deb de lá e jogado no repositório interno da matriz (remasterização customizada pra uso interno) que estou trabalhando. Com certa regularidade ele vem adicionando novas funcionalidades e melhorias, atendendo a pedido tanto do banco quanto de gente de outros órgãos do governo, como Serpro, etc. Curiosamente, ele vem trabalhando num branch "v5" no svn, mas vem mantendo o número de versão "5.0.0". O que diferencia é o número de revisão do build (por exemplo de 2969 pra 2980). Então eu fiz um script que pega o arquivo DEBIAN/control, edita ele pra incluir o sufixo -r2980 no Version: 5.0.0 e depois fazer um novo dpkg -b pra gerar o deb (rotina que posso adaptar para outras melhorias). Ai jogo no repositório e sensibiliza a atualização no apt-get. Funciona muito bem a instalação do software no dia-a-dia. Ao menos em Debian e Ubuntu.

- A respeito das melhorias com relação a outros *3270*, eu poderia incluir na descrição que ele possui uma interface rica em GTK+3, permite o envio e recebimento de arquivos de/para mainframe, conexões ssl, conectivade com scripts usando d-bus e extensões para libreoffice, php e oorexx (uma linguagem de programação). Esse não se enquadraria como non-free pois o código é todo GPL. Acho que seria "main".

- Antonio, conforme sugerido estou transferindo o papo pra debian-devel-portuguese. Tinha dado uma olhada nas dicas debian.org/devel/, que ajudou a entender mais ou menos do que se trata o lance do mentor, recomendações de empacotamento, etc. Então agora estou abrindo o projeto de submeter a feedbacks pra que esteja pronto e, caso alguém tenha acesso, subir o pacote para o repositório oficial para ampla disponibilidade (ainda que ele esteja disponível de outras fontes).


Em 4 de agosto de 2014 14:37, gilberto dos santos alves <gsavix@gmail.com> escreveu:
Boa tarde Fábio. Consultando o opensuse.org [1], verifiquei que para a distribuição ubuntu 12.04 lts o pacote pode ser gerado e instalado automaticamente usando as linhas de comando: apt-get ou gdebi. Verifique detalhadamente o repositório já com os respectivos pacotes gerados em [2]. Veja que existe uma gigantesca interoperabilidade entre as várias distribuiçoes linux. Entre outros motivos é por isso que nos "gostamos" do opensuse. Na página de pesquisa dos pacotes debian, veja que existem outros como *3270*. Sugiro fazer uma descrição clara e objetiva das melhorias/diferenças que o pw3270 possui, bem como entender sob qual repositório (non-free?) estará esta distribuição a distribuição debian é bem detalhista quanto a free e non-free. Apesar de o ubuntu ter o dna debian, em muitos casos a agilidade ubuntu é mais nítida, as vezes acho a alguns da turma do debian meio prolixos ou não pragmáticos.


Em 2 de agosto de 2014 21:27, Fábio Lima <fabio@fabiolima.eti.br> escreveu:

Pessoal, boa noite!

Gostaria de pedir informações sobre mentor de um pacote que estou querendo submeter ao repositório oficial do Debian.

O aplicativo se chama pw3270. Trata-se de um terminal emulador de acesso ao mainframe 3270 que pretende ser uma alternativa melhor ao livre x3270 e aos proprietários IBM Personal Communications (PCOMM) e Host on-Demand (HoD). O site oficial do projeto é o http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/pw3270/one-community?page_num=0.

Ele tem uma boa interface GTK, é multiplataforma (windows, linux e android), suporta envio e recebimento de arquivos de/para mainframe (este posso atestar pois testei exaustivamente com ele este recurso porque houve uma demanda do banco para oferecer este recurso), e pode automatizar rotinas (robôs/macros) usando libreoffice, rexx, dbus e php (estes testei por alto).

O autor do projeto é o Perry Werneck. O projeto foi desenvolvido internamente no Banco do Brasil. Lá pelos idos de 2004/2005 quando o banco resolveu adotar Software Livre nas agências, havia a necessidade de um terminal para acessar as aplicações corporativas, que rodam em mainframe. Até então existia o x3270, mas este era muito fraquinho e problemático. O Perry, que há uns bons anos é funcionário terceirizado do BB que dá suporte a software livre, pegou o código fonte em C e, no decorrer dos anos, fez um incrível trabalho de melhoria. Hoje ele é adotado em todas as agências do BB, bem como em vários órgãos públicos brasileiros, com grande vantagem.

Estou há pouco mais de um ano na equipe que cuida da distribuição linux usada internamente no banco. Curiosamente, o aplicativo nunca foi enviado para os repositórios oficias das distribuições. Aliás, minto. O Perry pessoalmente enviou para o do openSUSE, a distro favorita dele. E só. Entretanto, ele não vê problema algum se eu tomar a iniciativa de verificar como faz pra submeter à família Debian.

O site do SPB tem um svn com os fontes, mas o Perry sempre disponibiliza também specs de rpm, sources em tgz, arquivos dsc e binários deb e rpm de várias distros no repositório dele no OpenBuild Service (https://build.opensuse.org/package/show/home:PerryWerneck/pw3270) - é a partir do OBS que pego os pacotes pra envio aos desktops do BB.

Alguém poderia me ajudar na empreitada? Nunca fiz isso antes.

--
---------------------------------------------------



--
gilberto dos santos alves
+55.11.98646-5049
sao paulo - sp - brasil







--
---------------------------------------------------
Fábio Lima (fabio@fabiolima.eti.br)

Reply to: