Re: miniDebConf Brasil e DebConf12

> [...]
>
> Não sei se era a sua intenção, mas eu tive uma impressão, tanto no e-mail do
> faw quanto nessa frase, que eu causei a saída do faw e, por isso, deveria
> assumir a responsabilidade que ele tinha.  Eu não concordo, eu demonstrei minha
> insatisfação com um comportamento e falei sobre outras pessoas que também não
> tinham gostado.  Mas não pedi, sugeri nem insinuei que ele deveria sair.  Isso
> foi uma escolha dele, que eu respeito, apesar que não era o que eu gostaria que
> acontecesse.

Marco, o ponto aqui é bem simples: Quem faz define muita coisa, mas
não pode ser um ditador, o que está longe de ser o caso aqui! O Felipe
só era a pessoa mais ativa e envolvida, por também ser do time
permanente de organização de DebConfs. Você entende o que isto
significa?

Com a saída do Felipe, fica evidente que quem tem o ímpeto de reclamar
com tanta energia deve ter o mesmo para assumir as responsabilidades
por ele deixadas. Fica claro agora que nem você nem o Tiago pretendem
fazer isto. O que está ok para mim. O que ainda não ficou claro foi do
que vocês estão reclamando quanto a organização de mini DCs e a
candidatura da DebConf 12. O Tiago se recusou a listar pontos. Você
poderia listá-los? Já que o passado é passado, poderia listar o que os
incomodou com relação ao presente -- mini DCs e a candidatura?

> Mas de forma alguma me sinto com mais responsabilidade agora que o faw saiu.
> Vou continuar fazendo o que já estava fazendo: tentando organizar o BID de Belo
> Horizonte.

Queira ou não você foi um dos responsáveis pela saída dele e não tem
BID de Belo Horizonte sem o Felipe. Não tem DebConf 12 no Brasil sem o
Felipe. Não haveria DebConf 4 no Brasil sem o Gleydson, Michelle e
Pablo. As pessoas não são sacas de arroz, a gente não as substitui
como `hardware'.

Tenham a ombridade de pedir desculpas ao Felipe por vocês não terem
apresentado uma lista de argumentos plausíveis por qualquer atitude
ruim que ele possa ter tomado _quanto a esse assunto_. Solicitem que
ele volte para coordenar esses esforços ou se contentem em entrar em
um avião e sair do país para ir a DebConf 12. É o mínimo que pode ser
feito depois de tantas "desculpas" e "concordo".

É na minha opinião a atitude adulta a ser tomada, parafraseando o
Tiago também. Me parece muito mais saudável tentar convencer o Felipe
a, de fato, ser o coordenador da candidatura do Brasil a DebConf 12 -
pelo simples fato dele ter começado isto tudo comigo e já participar
do time que organiza DebConfs.

> Eu estava começando a participar e me senti no direito de começar a questionar
> também.

Eu vou sinceramente adorar discutir qualquer ponto contigo, uma vez
que o Felipe volte para a coordenação. Foi idéia minha listar
critérios técnicos no wiki, para por exemplo, termos a definição da
cidade.

Eu só não recebi nenhuma lista de perguntas via d-d-p ou d-u-p até
hoje. Fui eu quem enviei o anúncio de miniDCs e candidatura a DC12
logo após o FISL. Fica difícil discutir se o Felipe foi rude ou não 1,
2, 3, 4 anos atrás em uma lista de discussão. Acho que o Otavio deixou
isto bem claro e estamos de acordo que debater isto não vale a pena.
Insisto, podemos tentar trazer o Felipe de volta e discutir os
problemas quanto a organização de miniDCs e a candidatura da DC12 e
somente isto?

> Eu não sei se é necessário ter uma liderança nacional para as organizações das
> miniDebConfs e da DebConf.

Desculpa mas esse é um erro gravíssimo. Você não sabe, mas o Felipe,
Gleydson e Michelle sabem. Eu estive na DC4 e presenciei o quanto eles
(Gleydson, Michelle, Pablo e outros) tiveram um trabalho absurdo.

O Andreas Schuldei e outros ajudaram bastante, mas sem time local, não
tem DebConf muito menos miniDebConf. Esse é um ponto levantado por
todos do time de DebConfs, me lembro bem quando em conversa com o
pessoal durante a DC7. Afinal, quem fará o seguinte:

* Visitará o local do evento e/ou hotel/albergue/... para garantir que
ele serve;
* Garantir que hotel e dependências do evento são acessíveis;
* Garantir conectividade no local;
* Assinar contratos;
* Lidar com patrocinadores locais e ser o ponto de contato local para
os internacionais;

Ninguém virá fazer tudo isto antes do evento por nós! Eu e Felipe
assumimos essa bomba. Otavio, Gleydon e Michelle disseram ajudar e o
Pablo também, apesar de ser firmemente contra a realização de outra
DebConf em Porto Alegre. Brincando, ele disse que isto poderia causar
problemas com a esposa dele devido ao esforço necessário.

Se eu ainda não te convenci que é necessário uma coordenação local, me
desculpe o tempo que eu tomei. Ao menos, eu listei pontos e
argumentei. Ainda estou aguardando os seus pontos quanto ao que está
errado quanto a miniDebConfs e a candidatura do Brasil a DebConf 12.

--
-- Gustavo "stratus" Franco