Re: Pacote que gerencia modulos

Oi Andrea,

Andrea VB escreveu isso aí:
> Ola, pessoal,
>
> estou criando um pacote para configurar o Klamav. Entre outras coisas,
> preciso subir o módulo dazuko, para fazer com que o AutoScan funcione.
> A maneira de fazer isso seria:
> * colocar o dazuko-source como dependência do meu pacote

É, pra maioria dos módulos que já não vêm no kernel essa é a melhor
solução, eu acho... a não ser que eles colocassem um "Provides:
foo-module" nos pacotes com módulos já compilados, o que parece não ser
o caso. Só acho que dependência nesse caso é uma relação muito forte, já
que o fonte em si não é necessário de fato. Acho que ficaria melhor um
"Recommends: dazuko-source".

De qualquer forma, o usuário que está instalando seu pacote tem que ser
avisado que o módulo dazuko é necessário pra o pacote funcionar, e que o
usuário tem que se virar pra instalar. Esse aviso pode ser por exemplo
via debconf ou via um warning no initscript. E na descrição do pacote
(além de um desses dois) seria bom também.

> * executar os seguintes comandos:
> # rmmod capability
> # modprobe dazuko
> # modprobe capability
>
> Minha idéia era criar um postinst para isso, porém estou pensando se
> existe alguma maneira mais Debian-like. Encontrei o helper
> dh_installmodules, mas não me pareceu ajudar: eu teria que colocar os
> módulos dentro de debian/package.modules , mas os módulos já existirão
> no computador do usuário(o capability estará rodando, inclusive, e
> terei que descê-lo pra subir o dazuko...)

Acho que o melhor lugar pra colocar essa lógica que você precisa é um
initscript. Porquê o postinst só roda quando o pacote é instalado ...
depois de um reboot você precisa que esses comandos rodem de novo.

--
Antonio Terceiro <terceiro@softwarelivre.org>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/