Re: Time para manutencao de pacotes especificos [Era :Re: manpages-pt, o que fazer? ]

Em Tue, 17 Aug 2004 07:56:44 -0300,
rclaro@cteep.com.br escreveu:

> packaging
>
> O que vc espera, ser o CHEFE desta atividade?
> Kra, gosto muito de vc mas acho que foi longe demais desta vez, me senti
> ofendido e acho
> que não merecia isso. Só porque enviei uma mensagem do meu trampo que, por
> sinal, adoro!
> Estou empregado à 16 anos e tenho minha carreira aqui, saiba disso!

Desculpe, Rodrigo, mas acho que você está misturando um pouco as coisas.
Não acho que haja muita relação entre qualquer intenção do kov em
relação a um possível grupo de manutenção e a resposta que ele deu por
causa da sua mensagem de copyright.

Não consigo entender também o que tem a ver dizer que provavelmente um
grupo de manutenção não será necessário com querer ser "chefe" de
qualquer atividade. Ele simplesmente manifestou sua opinião a respeito,
de que, se vamos ter responsabilidades bem divididas, a equipe não seria
necessária. Eu, pessoalmente, concordo. É bom se limitar ao que está
escrito quando se dá uma resposta áspera do nível da sua, e geralmente
também é uma boa política não misturar qualquer ação ou suposta intenção
da pessoa com a outra parte, que você considerou uma ofensa pessoal.

> Não sei porque esse nervosismo todo, tá legal, já me disseram que vc
> era RADICAL pacas, mas depois de conhecê-lo pessoalmente, não achei
> que pudesse fazer isso com uma pessoa que considera-o muito.

Radicalismo infundado é sempre prejudicial, mas quanto a radicalismo no
que diz respeito à liberdade do/no Debian, não vejo problema algum. Pelo
contrário, não acho que possamos ceder da maneira comodista que muitos
acham ser uma solução. Mas, de qualquer forma, esse problema não é uma
questão de radicalismo: é simplesmente uma questão de sensatez. Você já
reparou que essa mensagem de copyright no final da sua mensagem é
completamente ridícula (ou talvez 'radical', se levado para um lado
negativo como no parágrafo em que você caracteriza o kov) e que pode,
eventualmente, vir até a causar problemas para nós?

Quanto a fazer isso com alguem que o considera muito, é mais uma vez
misturar fatos com o lado pessoal. Não tem nada a ver o que ele pensa de
você ou o que você pensa dele com os problemas decorrentes da mensagem
de copyright anexada ao final das suas mensagens.

E citando novamente um trecho do começo da mensagem:

> Só porque enviei uma mensagem do meu trampo que, por sinal, adoro!
> Estou empregado à 16 anos e tenho minha carreira aqui, saiba disso!

Alguém aqui está falando pra você largar o emprego? Alguém está
questionando a sua carreira ou algo do tipo? Não. O que está sendo
pedido já há algum tempo é que você não use o sistema daí pra enviar
e-mails pra lista. Analise isso de forma racional, sem pensar no lado
pessoal, e você vai ver que faz sentido.

> A divulgação, distribuição ou reprodução deste documento depende da
> autorização do emissor

E lá vou eu violando essa geringonça também...

> E sabe o que mais, acho que vc´s, DD, são uma comunidade fechada e que
> não admitem que outras pessoas possam vir ajudar de forma até mais
> eficaz!

Sinceramente, acho que não foi uma decisão muito sensata da sua parte
vomitar tudo que tava entalado na garganta num momento de raiva por
misturar uma crítica baseada em fatos com o lado pessoal, mas enfim...

A tradução de WMLs não é uma forma de ajudar? A tradução de templates
debconf não é uma forma de ajudar? E quanto à tradução do
debian-installer? São formas de ajuda EXTREMAMENTE valiosas, que você
acaba de desprezar completamente. Elas não são, de forma alguma,
fechadas, e qualquer um pode colaborar.

E o "programa de 'sponsorship'"? Se não quisessem que ninguém
colaborasse, só desenvolvedores registrados poderiam manter pacotes. Eu
não sou desenvolvedor oficial, não estou nem no NM, e estou lá, mantendo
7 pacotes. Onde isso é manter as pessoas de fora?

Chamando desenvolvedores de "pouco receptivos", sendo um pouco mais
suave do que você foi, você está basicamente contrariando toda a minha
experiência pessoal. Eu sou o mantenedor do john, coordenador da equipe
de manutenção. Na equipe, o único não-DD sou eu. Eu estou mantendo o
qemu junto com outros DDs, e estou na Debian GNOME Team, com acesso de
escrita ao SVN, assim como o Gustavo Montesino e outros não-DDs de
outros países. Esse é o retrato de uma comunidade fechada que não aceita
contribuições?

> Vc´s entraram na Debian num período em que o projeto não tinham muitos > DD e estavam pegando quem se interessasse e hoje, como a coisa ficou
> muito mais séria e grande, vc´s estão *barrando* o máximo nossa
> entrada (leia-se o processo do amigo agney e até o meu!!!) no sistema
> por pura vaidade, ou medo, sei lá. Vc´s se dizem que não utilizam-se
> do nome fulano@debian.org mas é isso que vc´s fazem, talvez para
> ganharem mais STATUS sei lá, ou são meros FILHINHOS DE PAPAI.

Primeiro, estamos num mundo real e, com o Debian do tamanho que é, não
é possível se dar ao luxo de dar acesso a todas as máquinas, ao archive,
à fila de upload, etc, etc, etc, enfim, TUDO, pra qualquer um. Pra isso
existe o NM (New Maintainer Process) que, ao que parece, você não sabe
muito bem como funciona.

Peguemos o caso do Ágney, que você citou como exemplo. Ele aplicou, o
kov advogou, a Front-Desk atribuiu a ele um Application Manager (Martin
Loschwitz, aka Madkiss) e ele foi passando pelo processo. Depois disso,
o que falta acontecer, é o AM dele recomendá-lo pra Front-Desk, que vai
revisar o processo pra ver se não falta nada, pra então ser passado para
o DAM (Developers' Accounts Manager), para a criação das contas,
colocação da chave no keyring, etc. Onde fica a culpa do kov no atraso
do processo é que eu não entendi. Não só culpa, mas nem como ele teria
"poder" pra atrasar o processo ou barrar a entrada. Quanto ao seu
processo, realmente não tenho as informações necessárias pra comentar.

Quanto à sua última frase, acho que nem seria digna de comentário. É
simplesmente uma ofensa direta e claramente pessoal, que não seria
adequada a uma discussão como esta, IMHO. Mas enfim, o filhinho de papai
aqui, sinto dizer, me parece ser você, por estar emburrado por não ter
um @debian.org, ao qual você dá mais valor do que ele realmente tem.
Perceba que há muitos jeitos de ajudar a comunidade sem ele.

> Olha a que ponto vc chegou kra. Segure suas emoções e aprende a ser
> EDUCADO!!!

Não dá pra cobrar educação se não a temos por nós mesmos. E quanto a
segurar emoções, não sei se você percebeu, mas está precisando começar
a fazer o que prega.

> Entenda como quiser, mas *eu acho* que é um desabafo que muitos estão
> guardando atravessado
> na garganta e não tem coragem de falar!!!!

Não é questão de coragem, é questão de sensatez, e de analisar o todo
com um ponto de vista imparcial e técnico, não pessoal.

E mais uma coisa, não teria algum jeito de usar alguma espécie de
webmail ou coisa parecida? Eu simplesmente não vou mais responder
e-mails que contenham essa notice de copyright completamente absurda.

[]s!

--
Guilherme de S. Pastore (fatalerror)
<gpastore@colband.com.br>