Dúvidas!!!!

Oi, estou muito interessado em abandonar de vez o Windows, e ao corrr atrás de informações sobre o linux, me deparei com diverças dúvidas que são:
Porque o Linux, não é só linux, tem várias repartições, vcs são o da Debian, e tem tambem o Karnel, etc, no fim não sei qual a difereça entre todos, e qual devo instalar pra minha necessidade
A outra dúvida, é saber onde clicar para fazer a instalação, sendo que aparece lá o que é suportado, e eu lendo fiquei na dúvida porque não sei qual conjunto é o meu dá forma que vocês especificão,, ex:
  • Alpha
  • ARM
  • Intel x86
  • Motorola 680x0
  • PowerPC
  • SPARC
    O que eu sei, é que o meu computador é um tem um processador AMD altentico, ele é de 233 MHz, e tenho 42 de memória ran, desculpe encomoda-los, mas vcs poderião me ajudar, e me indicar o que tenho que fazer, lembrando que sou uzuário de win 95 verção pela qual sempre gostei mais, e tendo em vista e sabendo que vou ter várias dificuldades, eu não queria abandonar o win de vez, por tanto, vou tentar ter os 2 em minha máquina, até me sentir apto a mudar de vez para o linux!!!

    Agradeço sua atenção
    Marcelo Sartorato!