como reinstalar pacotes deb

O Hd em que uso o Debian está com alguns problemas, mas ainda assim acesso os diretórios. Gostaria de saber, se posso, na nova instalação que pretendo fazer em outro HD aproveitar os arquivos deb que ficam em /var/cache/apt/archives.
Alguém já aproveitou isso, ou sabe se funciona e como?.
Penso em usar dpkg -i  *.deb
Ou talvez copiar os arquivos para a mesma pasta no HD novo e usar apt-get.
Bom, tentei das duas formas usando o Kurumin (para testar), mas com ele não funcionou 100%... dava erros de dependências em alçguns pacotes, outros funcionou legal. Só que pra lá levei os pacotes do Debian que sempre vinha atualizando e usando no meu dia-a-dia.
Alguém já passou por isso?