De:   Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br>
Enviada em: 29/09/2004 23:28:30
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: Usuário continua aparecendo mesmo depois do logout

Adriano Rafael Gomes wrote:
> Olá!
>
> Tenho uma situação estranha por aqui: um usuário que deu logout continua
> aparecendo como estando logado. Neste momento, existem 2 usuários
> logados, isto está correto, mas o sistema reporta 3.
>
> --- Veja o resultado do comando w:
> adrianorg@dai:~$ w
>  17:16:31 up 2 days,  5:08,  3 users,  load average: 0,00, 0,00, 0,00
>                              ^^^^^^^
> USER     TTY      FROM              LOGIN@   IDLE   JCPU   PCPU WHAT
> root     pts/14   10.0.0.12        13:43    3:10   0.05s  0.05s -bash
> [...]

Tive problemas semelhantes a esses e a conclusão que cheguei foi que o
processo de logout nao foi realizado por completo (ex: cai a conexão ssh, ou
o usuario desloga com um ctrl+alt+backspace). Alguns dos varios sistemas de
accounting acaba furando - eles sao diferentes, por isso que as vezes dá
inconsistencia.

Verifique também o comando 'last' e veja se se o usuário convidado já tinha
deslogado as 17:16:31

Acho dificil ser um rootkit, mas nao custa verificar....

--
Marcos Lazarini