Re: apt-get download de pacotes

> sim, vamos falar sério aqui... os planos de desenvolvimento que a
Conectiva
> tem pro rpm são resumidos em uma palavra: deb. Eles querem toda a
funcionalidade
> do deb, mas no rpm... por que não usar deb então? por que esse esforço
todo?

	Basicamente porque prefere-se fazer pequenas modificações paulatinas
a começar do zero, mesmo que os custos finais sejam maiores com as
modificações que com a refazeção.  Além disso talvez eles façam questão dos
pacotes assinados que ainda não temos.

	Acho que todo mundo já encontrou "aqueles" programas que são mais
fáceis de reescrever que consertar.  Mas por outro lado existe o /featurism/
e a síndrome da segunda versão, em que você começa algo grande sem ter noção
dos custos, o projeto vai aumentando e acaba nunca terminando.

	Resumindo, mais um caso de "Maria-vai-com-as-outras".  Em vez de
pensar bem sobre o problema, faz o que todo mundo faz.  Para não falar na
síndrome do "não foi feito aqui", que por isso que o rpm foi criado: o dpkg
é mais antigo.

> talvez eu possa explicar... esse ódio vem da própria cultura dos
brasileiros
> que é a de sempre fazer agitações, onde quer que se possa...
>
> se tem algo para falar mal, por que ficar calado? Eu não tenho nada contra

	Pois é.  E engraçado que sempre se fala mal pelas costas.  Quando
alguém faz uma crítica objetiva na frente aí pega mal.

	Tenho trabalhado nos últimos dois anos e meio com israelenses.  Eles
não são perfeitos, tanto que quero sair (dica, dica!  alguém tem um emprego
com bancos de dados sobre GNU/Linux sobrando por aí?), mas uma qualidade
tem: fazem críticas objetivas na cara, e ninguém fica ofendido (ou pelo
menos não demonstra) com isso.

> mas o pessoal prefere achar que a conectiva é o anticristo... as razões
> pra mim não existem... eu simplesmente não uso e não recomendo conectiva
> por duas razões:
>
> pra mim, o Debian é melhor, tem mais estabilidade e melhor administração
> o Debian carrega a filosofia GNU em sua essência...

	Eu já recomendo, porque quando o usuário é leigo e eu não estou por
perto é mais fácil começar com o Conectiva.

	Tipo meu chefe, que é um bom DBA e se vira bem como usuário HP-UX,
não conseguiu instalar o Debian 2.1 na casa dele quando eu estava de viagem.
Quando voltei ele já tinha desistido.  'Tá certo que foi falta de iniciativa
dele não ter me perguntado por correio eletrônico, nem entrado na lista.
Mas ainda assim acho que com Conectiva ele podia ter se dado melhor.

> ps: aguardem o rpmconf (variação do debconf)...

	É sério?

	De qualquer maneira, quem foi mesmo que falou que a vantagem da
Debian não são tanto as ferramentas melhores que temos, mas as políticas
rigorosas que implantamos com essas ferramentas?   Tipo configurações
padronizadas, centralização de menu, logs e outras coisas mais...

	Até!

--
  _
 / \  	 Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra        +55 (11) 3040 8913