Re: Hist?ria do DOS, OS/2 e Mach

On Fri, Apr 20, 2001 at 03:57:36PM +0200, Shay Moreno wrote:
> 	O MS-DOS da Microsoft ? modo real.  Isso significa que apenas
> um programa pode rodar ao mesmo tempo no sistema.  O projeto original previa

	"um programa pode rodar ao mesmo tempo no sistema" não faz
sentido "ao mesmo tempo" implica mais de um :D que tal :

"significa que o sistema é capaz de executar apenas um programa de
cada vez"

> DOS 3.0, e o DOS protegido ia ganhar o nome de DOS 4 - por isso houve tanto
> tempo entre as vers?es 3 e 4 do DOS.  Mas a? o projeto atrasou e o DR-DOS
> come?ou a ganhar mercado, a? lan?aram uma nova vers?o do DOS modo real como
> 4.0; chegaram a pensar em ainda lan?ar o DOS protegido como DOS 5, mas
> decidiram simplesmente mudar o nome para OS/2, combinando com as novas
> m?quinas PS/2 da IBM.

	Se não for uma digressão grande demais pode-se citar que
a Digital Research que fazia o drdos é agora a Caldera, que por sinal,
comprou a SCO, que comprou da Microsoft o Xenix, que o havia comprado da
AT&T ... que amava joão que amava... :)

	E o fato da briga da Digital Research com a MS, acusando-a de
 fazer seu windows detectar a presença do drdos abaixo de si e não
executar com a mesma (ahém) performance sobre ele. Se não me engando
a Caldera ganhou essa briga na Justiça não faz tanto tempo assim.

> [CONSERTE-ME: Conseguir uma boa defini??o de "sistemas abertos".]

Já olhou a OSD? www.opensource.org se quiser pode ver a DFSG da qual
a OSD é praticamente uma cópia :)

--
"If you have an apple and I have  an apple and we  exchange apples then you
 and I will still each have  one apple. But  if you have an idea and I have