Re: OpenOffice ...

> gos.
> hmmm naum sei se isso justifica...=20

	Certeza também não tenho, mas é a melhor explicação que consegui até
agora.

> delos
> e pq as libs deles saum "piores"?? usar memoria compartilhada com o
GNOME,=
> ou ser integrado com GNOME naum quer dizer nada pra mim, eu jah rodei
> OpenOffice puro, no X, mesmo assim eh lento...

	Não é questão de ser pior, nem de ter ou não o Gnome rodando.  A
questão é que quando o OpenOffice ou o Mozilla usam algum objeto, chamam um
objeto próprio de seus ambientes de portabilidade (o Mozilla usa algo
chamado XPCOM, se não me engano, que é uma cópia do COM da Microsoft; do
OpenOffice não sei os detalhes, mas é algo semelhante chamado ONE ou UNO,
não lembro).

	E aí essas bibliotecas próprias do OpenOffice ou do Mozilla chamam
as bibliotecas do Gnome, do GTK+ ou mesmo a glibc do GNU/Linux e a xlib do
X.  Essa "indireção" (quer dizer, uma "camada" de código entre a aplicação e
as bibliotecas nativas) come alguns ciclos e memória.  Além disso,
provavelmente há diferenças entre os modelos de objetos desses aplicativos e
o do GTK+, Gnome, gblic e xlib, o que exigiria algum processamento extra das
camadas de portabilidade.

	Agora não sei se entendi o que você quis dizer com OpenOffice
"puro".  Mesmo que você tenha um porte do OpenOffice que não use o GTK+ ou o
Gnome, ele ainda tem de rodar a camada de portabilidade entre o aplicativo e
a xlib e glibc.

> cho
> ivos.
> vc quer dizer q gnumeric naum eh tao portavel quanto o mozilla por
exemplo?
> eu naum acredito nisso, ele eh bem portavel (como eh todo o GNOME, que
> inclusive roda em Windows(!!))

	É portável onde tiver GTK+ rodando.  Enquanto a camada de
portabilidade do Mozilla o deixa rodar não só em GTK+ mas também em Qt,
OS/2, Mac, BeOS, e por aí vai.  Claro que todas essas plataformas poderiam
ter GTK+, mas ainda não tem.

	Pessoalmente eu preferiria que se portasse o GTK+ mesmo, já que o
porte do XPCOM do Mozilla acaba sendo um trabalho duplicado em relação ao
porte do GTK+ e mesmo do OpenOffice e outras ferramentas com a mesma
ambição.  Mas o Mozilla e o OpenOffice (como sucessores do Netscape
Navigator e do StarOffice) existem muito antes do GTK+ ser estável e
promissor como hoje.

--
  _
 / \  	 Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra        +55 (11) 3040 8913